Chá verde ajuda a reduzir demência e melhorar saúde do fígado; pesquisa

Beber chá verde pode melhorar a saúde do cérebro e ajudar a diminuir o risco de desenvolver demência e doenças cardíacas, descobriram cientistas da Universidade de Leeds e Newcastle.
A explicação está em um componente da bebida chamado galato de epigalocatequina (EGCG), que quebra placas potencialmente perigosas nos vasos sanguíneos e aumenta os níveis de acetilcolina.
Edward Okello, um dos autores do estudo publicado na National Library of Medicine, afirmou que beber três xícaras de chá verde por dia – entre 200ml e 250ml cada – pode ser suficiente para afetar positivamente o cérebro.
Retarda declínio da cognição
No estudo foi observado o consumo de chá em pessoas com mais de 85 anos durante um período de seis anos.
O resultado? Um retardamento no declínio da cognição e um melhor desempenho ao longo do tempo em tarefas de atenção.
Edward ainda recomenda reutilizar continuamente os saquinhos de chá ou as folhas de chá verde até que o sabor desapareça completamente.
Leia mais notícia boa
- Idosos que têm cachorro apresentam 40% menos chance de demência; Estudo
- Positividade que cura! Olhar para o lado bom da vida ajuda a reduzir risco de demência, mostra estudo
- Comer um pacotinho de pipoca por dia ajuda a evitar demência
Reduzir gordura no fígado
Mas evitar a demência é apenas um dos vários benefícios do chá verde para a saúde.
Os polifenóis e as enzimas digestivas presentes na bebida também podem contribuir para a queima de gordura durante o exercício.
Esses componentes interagem para restringir a digestão de compostos alimentares, o que resulta na eliminação direta de uma parte da gordura ingerida pelo sistema digestivo, sem que seja absorvida pelo organismo.
Outro estudo, feito pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostra resultados impressionantes sobre o potencial de um chá combinado com exercícios físicos na minimização de distúrbios hepáticos.
Juntos, eles ajudam a reduzir em 75% a gordura no fígado.
Reduz colesterol
Acha que acaba por aí? O chá verde é capaz de melhorar o humor e reduzir o risco de doenças cardíacas, destaca Edward.
Estudos anteriores também mostraram que o consumo regular da bebida pode fortalecer a saúde óssea, reduzir a inflamação e até diminuir o colesterol.
Combinado com exercícios físicos, ele ainda atua na minimização de distúrbios hepáticos.
Com informações de The Mirror.

Mãe tatua teclado no braço para filho autista se comunicar sem tablet; vídeo
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo
Após AVC, idosa de 97 anos dá looping em avião, bate recorde e ajuda hospital que a salvou
Patrão doa empresa aos funcionários que a salvaram da falência: gratidão
Quem é o lotérico de Fortaleza que ganhou pela 2ª vez na Mega-Sena em 2026: “Rei do bolão”
Sogra descobre gravidez da nora, tem reação “escandalosa” e faz rir e chorar; vídeo
Confirmado: Michael 2 começa ser gravado e já tem previsão de estreia nos cinemas
Desenrola Adimplentes começa hoje com juros de até 1,99%: dívidas de trabalhadores informais
Anvisa libera entrega de medicamentos por aplicativos como iFood; veja o que muda
Fernando de Noronha faz 523 anos e vídeo subaquático mostra lado profundo que poucos conhecem