Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de um caminhão-pipa.
Todos os anos, desde 2009, a população local se reúne para ver a coagem artesanal de mais de 8.000 litros de café. A cidade entrou no Guinness em 2011, mas foi superada porque o livro não distingue o modo como é feito o café, ou seja, entram no ranking cafés solúveis e em máquina.
Ainda assim, Brejetuba segue sendo a cidade com maior coagem de café manual do mundo! E tem uma xícara imensa que mostra o tamanho da festa popular.
Tradição antiga
Em 2009, o prefeito local pediu ajuda do comerciante Nei Dias, para começar a tradição.
Foi a partir disso que teve início o Festival do Maior Café do Mundo, que é anual e tem participação da população.
E quem vai no evento diz que a bebida é realmente diferenciada.
Coador especial
Para coar esse tanto de café, um coador especial precisou ser preparado.
“E é um desafio fazer esse coador. Esse coador parece que não tem tecido nenhum, mas tem 125 metros de tecido”, contou Nei.
Ele explica que é preciso ter 3 camadas de pano para que o líquido não vaze.
Como é feito o preparo
E o preparo também é especial.
Na última edição, em setembro de 2023, foram usados mais de 335 quilos de pó de café.
E quando vem a água do cano instalado no caminhão pipa, a praça onde o evento ocorre é tomada por um cheiro inesquecível que anuncia: o café tá na mesa, em uma xícara gigante.
Leia mais notícia boa
- Café treina e contrata pessoas com Down e autismo para trabalhar lá
- 3 ingredientes do café da manhã fazem intestino funcionar e reduzir inchaço
- Jovens tomam café toda semana com avó do amigo que partiu
Defesa da economia
O café usado vem dos produtos locais e a festa também representa a defesa de um dos pontos mais fortes da economia do estado.
“É uma causa, é a cultura, nossa economia hoje é o café, então pra gente é fantástico defender essa causa hoje”, disse Jamaica Maria, envolvida na organização do evento.
Segundo Pedro Paulo, o café segue um rigoroso controle de qualidade.
“A gente trabalha com esse processo de qualidade com os produtores de Brejetuba e tentamos alavancar cada vez mais o processo aqui no município”.
Quem prova, diz que além de ser o maior, é também o melhor do mundo.
“É maravilhoso. Quando eu vi a cena a lágrima desceu sinceramente”, contou Maria da Conceição, participante da festa.
Veja como é feita a coagem do maior café do mundo!
Com informações de A Gazeta.

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Pitbull enfrenta onça dentro de casa e salva família com 3 crianças em SP
Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Brasileira de 12 anos ganha medalha em olimpíada de Matemática nos EUA: cantou Joelma; vídeo
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo