Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo!
A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, com paredes, telhados e tetos.
Além de uma melhora no processo de embalagem, transporte e produção, a empresa reduziu também o orçamento do produto. Mas calma, que apesar de toda tecnologia e inovação, a mão-de-obra humana não é descartada no processo, ok?
Indústria poluente
A construção é a maior indústria do mundo, emprega 7% dos adultos em idade ativa do planeta e contribui com 13% do PIB mundial.
Apesar de aquecer a economia e fornecer emprego, ela tem um malefício: a emissão de poluição.
Segundo dados do PNUA, a construção é responsável por 37% de todas as emissões.
Sabendo disso, diversas construtoras do mundo estão em busca de saídas mais sustentáveis para contornar o problema, e a AUAR parece que conseguiu.
Arquitetura automatizada
A mistura de robôs e inteligência artificial deu super certo.
Os braços dos robôs conseguem fazer todo o trabalho na madeira. Cortam, processam e ajudam no transporte das peças.
Toda essa tecnologia pode ser vendida para construtores e arquitetos, que com o software, podem fazer a instalação de micro fábricas próprias.
Nesse processo, há uma economia de recursos, custos laborais e da cadeia de abastecimento como um todo, como transporte e logística.
Sustentabilidade é a pegada
E é claro, há toda uma pegada sustentável.
“Há uma necessidade urgente de casas de baixo consumo energético a preços acessíveis, mas construir casas de madeira sustentáveis e de alta qualidade é difícil de escalar, e a AUAR pretende mudar isso”, disse Mollie Claypool, CEO da AUAR.
Ao reduzir o custo de transporte e logística em até 80%, significa uma frota menor de caminhões, logo, menos poluição e emissão.
Além disso, as casas são feitas de madeira e, segundo o governo do Reino Unido, a utilização desse material pode reduzir as emissões num único edifício entre 20% e 60%.
Cada uma das micro fábricas da AUAR pode poupar até 5 milhões de emissões, contou Mollie.
Leia mais notícia boa
- Chega de lê-lê! Cientistas criam robô que lava, limpa e cozinha em casa
- Casa brasileira impressa em 3D diz adeus ao tijolo, areia e reboco
- Nova impressão 3D faz mão robótica com ossos e tendões “mais humanos”
Humanos não descartados
Os robôs fazem muito bem a primeira parte do processo, mas a mão-de-obra humana não é descartada no processo.
Na hora de adequar a instalação milimétrica dos módulos no local destinado, são os humanos que entram em ação.
E a companhia tem uma meta ambiciosa até 2030: pretende ter uma rede de 40 parceiros e construir 75 mil residências por ano.
Com informações de News Atlas.

Elefantinha ferida por lança é salva e encontra melhor amiga em santuário no Quênia
Mulher salva coruja presa em arame farpado com ajuda de desconhecidos: corrente do bem
Nobel da Paz 2026 vai para jurista idosa que ajudou vítimas de guerra e enfrentou genocídio
Nova injeção destrói células de gordura localizada sem cirurgia, revela estudo
Novo curativo para diabéticos combate infecções e ajuda a pele a cicatrizar feridas; estudo alemão
Homem que salvou criança que caía de prédio é homenageado pelo governo do Egito; vídeo
Jogadoras de times rivais que descobriram ser irmãs biológicas têm 1º encontro em família; vídeo
Idosos 70+ anunciam que vão votar no segundo turno para virar a eleição e vídeo viraliza
Família adota o filhotinho caramelo rejeitado após mãe e a irmã serem adotadas em SP: novo nome; vídeo
Deu certo! Paciente de 63 anos recebe sangue raríssimo enviado de avião do CE para MG
Pix bate recorde histórico no Brasil: 1 bilhão de chaves cadastradas e 170 milhões de clientes
Pacientes que ficaram cegos voltam a detectar objetos com terapia genética e óculos especiais; estudo