Atleta com deficiência arrebenta em campeonato de Jiu-Jitsu no PR; ‘determinação’

Uma atleta com deficiência mostrou garra e determinação na Primeira etapa da Copa Paraná de Jiu-Jitsu. A menina, de 12 anos, nasceu sem a perna esquerda, mas isso jamais a impediu de realizar o sonho de treinar e competir. A prova está aí: ela derrotou a adversária, uma atleta sem deficiência, após poucos minutos de luta.
O vídeo da competição em que a atleta com deficiência Eduarda Goes Guardiano golpeia tecnicamente e derruba a adversária foi compartilhado pela Federação Paranaense de Jiu-Jitsu, que destacou o esforço da menina. “Quando a determinação encontra a força de vontade, nascem campeões”, diz a entidade.
Nas redes sociais, Eduarda, a Duda, agradeceu o apoio. “Muito obrigada a todos que comentaram e espero sempre motivar as pessoas a nunca ter limites na sua vida, basta acreditar assim como eu.”
Redes sociais
A reação dos seguidores foi imediata. Muitos elogiaram o esforço da atleta, outros preferiram exaltar a determinação e todos destacaram seu desempenho.
“Uma vez lutei com um adversário que não tinha um braço, não fiquei com dó não, fui pra cima, quase que eu perco a luta, ganhei por um ponto. Hoje somos amigos, pois nunca dei moleza e sim respeito”, respondeu um atleta.
Uma internauta ressaltou a importância da inclusão. “Enquanto existirem pessoas assim, não darei crédito a movimentos inúteis e sempre continuarei acreditando no mundo melhor! Parabéns.”
Outra resumiu o significado da luta da atleta com deficiência. “Ganhando ou perdendo merece todo o nosso carinho e respeito e admiração.”
Leia mais notícia boa
- Brasileira cega é engenheira de software: ‘deficiência não significa limitação”’
- Empresário faz cadeira de rodas réplica de caminhão para amigo com deficiência
- Atendente de pedágio salva mulher com deficiência agredida pelo companheiro
História de vida
Duda está acostumada a campeonatos, vitórias e medalhas. No ano passado, ela foi campeã dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), na modalidade wrestling – categoria feminino até 39 kg. Detalhe: a menina costuma disputar com atletas convencionais, além do parajiujitsu.
Wrestling é o nome dado à modalidade de luta olímpica, disputada em duas variações, livre e greco-romana – é considerado um dos esportes competitivos mais antigos do mundo junto com o atletismo. Na modalidade, os competidores se seguram pelos ombros com o objetivo de jogar o oponente no chão, o que exige muita técnica, força e equilíbrio.
Duda é da cidade de São José dos Pinhais e estuda no Colégio Estadual Ipê. Ela começou treinando na prefeitura e, ao atingir a idade para os JEPS, veio participar do wrestling.
Assista o vídeo que mostra a luta da atleta com deficiência em que ela derrota a adversária convencional:
Ver essa foto no Instagram

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal