Quadrilhas juninas ganham reconhecimento como manifestação da cultura nacional; é Lei

-
Por Renata Dias
Imagem de capa para Quadrilhas juninas ganham reconhecimento como manifestação da cultura nacional; é Lei
Quadrilhas juninas ganham título de manifestação de cultura nacional. Foto: Ministério do Turismo

Em pleno mês de São João, as quadrilhas juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional. A lei nº 14.900 oficializa a decisão que inclui as quadrilhas juninas ao lado das escolas de samba e do forró, por exemplo, também reconhecidos como manifestação cultural do Brasil.

Com o reconhecimento, as quadrilhas juninas recebem o título de elevada relevância da cultura nacional. Esse reconhecimento é motivado pelo resgate das tradições e valorização das identidades regionais e da inclusão social.

A inclusão social é um dos aspectos mais importantes das quadrilhas por ser uma festa popular, todos participam igualmente, independentemente de idade, questão financeira e formação. Afinal, qual é a festa de São João sem as quadrilhas juninas?

Lei publicada

A origem das quadrilhas juninas está nas danças de salão europeias, que chegaram ao Brasil pela corte portuguesa, no início do século 19.

No século 18, a “quadrille” era uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência, por volta de 1830, onde tornou-se febre no ambiente aristocrático.

Da corte do Rio de Janeiro, as quadrilhas juninas conquistaram o coração do povo e incorporaram elementos culturais, religiosos e folclóricos nacionais.

Ao longo dos anos, foram ampliados os pares dançantes, abandonados os passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira, que antecede a dança foram incluídos.

As quadrilhas cresceram e passaram a adquirir importância social, econômica e turística para várias cidades brasileiras, principalmente as nordestinas.

Publicada no Diário Oficial da União, a lei foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Leia mais notícia boa

Cultura nacional

A diversidade da cultura nacional do Brasil permite que as mais diferentes manifestações de festas populares sejam reconhecidas como de elevada relevância para o país.

Com a lei, as quadrilhas juninas são reconhecidas ao lado de tantas outras manifestações populares, como Folia de Reis, Congada, Bumba meu boi e Festa do Divino.

Também fazem parte dessa lista Círio de Nazaré, as festas juninas, o forró, o samba, a Festa do peão e a Oktoberfest.

Quadrilhas juninas reconhecidas como manifestação de cultura nacional. Foto: EBC

Quadrilhas juninas viram manifestação de cultura nacional. Foto: EBC

Com informações da EBC