O clima de São João está em todos os lugares e, em Belém, no Pará, isso foi levado ao pé da letra. Motorista, cobrador e passageiros fizeram uma verdadeira festa junina dentro do ônibus. Teve gente vestida à caráter, mingau de milho e muita farra.
Com o ônibus decorado com bandeirinhas, fitas e balões e vestido de camisa xadrez em vermelho e preto, o motorista, da ‘Canarinho – Presidente Vargas’, em Belém, dava as boas vindas, enquanto o cobrador, usando uma camisa também xadrez só branca e azul, era o garçom.
O vídeo mostra a surpresa de alguns passageiros, mas o incrível é que mal entravam no ônibus e logo já estavam no clima da festa. Ah! alguns passageiros já entraram vestindo roupas de festa junina. Que festa! (vídeo abaixo)
A festa
A festa foi organizada pelo motorista e cobrador com ajuda de muitos passageiros, tudo em clima de confraternização. É que ali a maioria se conhece porque a linha de ônibus é fixa e o trajeto bem longo, cerca de duas horas.
Como é muito tempo de viagem, passageiros, motorista e cobrador se tornaram próximos e a ideia de transformar o trajeto numa grande festa foi coletiva.
Não há dúvidas que a ideia deu certo e mudou o clima, de cansaço e impaciência que normalmente predominam após um dia de trabalho e no retorno da casa, predominaram alegria e satisfação.
O vídeo foi compartilhado por uma passageira e o jornal O Liberal divulgou.
Leia mais notícia boa
- Menino com andador dança na festa junina com amiguinha e inclusão emociona; veja vídeo
- Dia de São João; veja onde é feriado para comemorar a festa junina
- Festa Junina Baby: bebês ganham ensaio fotográfico vestidos de caipiras em GO
São João
As festas juninas são tradicionais no país todo, mas no Norte e Nordeste estão muito integradas à cultura. Há locais que adotam o feriado local porque a data tem um sentido forte para a comunidade.
O costume das festas juninas foi trazido pelos portugueses durante a colonização, no século 16. Segundo especialistas, ela segue como tradição em Portugal e Espanha.
Aqui no Brasil, num primeiro momento, era apenas uma festa religiosa.
Mas as comemorações das festas juninas foram ganhando vida própria e um estilo também.
E o melhor: sobrevivem firmes e fortes, mesmo com a chegada da tecnologia e outras culturas que se difundem pelas redes sociais.
https://www.tiktok.com/@oliberal.com/video/7380462282922347781?is_from_webapp=1&sender_device=pc