Voluntários apoiam projetos públicos em Brasília e levam 150 idosos para uma sessão de cinema para lá de emocionante, é que muitos deles, pela primeira vez, assistiriam a um filme. A ação faz parte do programa Cinema Viver 60+ e contou com o suporte de motociclistas da região.
Os idosos, recebidos pelos participantes do Capital Moto Week, ganharam pipoca e refrigerante para acompanhar a sessão de cinema. A turma da terceira idade assistiu a dois longas brasileiros: Nosso Sonho e D.P.A. – O Filme 3: Uma Aventura no Fim do Mundo.
Muitos idosos assistiam a uma sessão de cinema pela primeira vez, como a autônoma Delismar Ângelo Rodrigues, de 63 anos. Sorridente, era pura alegria. “Na minha ansiedade, eu esqueci minha bengala, acredita? Estou andando livre, leve e solta.”
Tantas histórias
Para Delismar Ângelo Rodrigues, é preciso dar aos idosos chances de diversão. “O idoso não pode ficar em casa doente, tem que sair para aproveitar a vida. Fiquei muito feliz com esse convite, tanto que nem dormi direito.”
A aposentada Deusimaria Silva Santos, de 67 anos, disse que, depois de tanto trabalhar, merece aproveitar cada oportunidade e não perde tempo.
“Com 67 anos, essa é a primeira vez que eu venho aqui. Trabalhei 40 anos como concursada, ralando mesmo, e agora estou tendo a oportunidade de sair e me divertir”, afirmou Deusimaria.
Cinema para idosos
O Cinema Viver 60+ é uma das ações do projeto Viver 60+, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas para Idoso da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).
Em abril, houve a primeira edição do projeto, quando 120 idosos participaram. Eles assistiram ao longa Evidências do Amor e, depois, almoçaram juntos.
Apoio dos motociclistas
A sessão de cinema contou com o apoio de motociclistas de todo o país, que participam do Capital Moto Week, um dos maiores eventos de motociclismo e rock juntos da América Latina.
A expectativa é reunir mais de 800 mil pessoas até o dia 27, em Brasília.
O local onde é realizado o encontro chama Vila do Bem e a previsão é movimentar R$ 60 milhões na economia do DF.
Leia mais notícia boa
- Idosos que vivem juntos há 30 anos em casa de repouso realizam sonho de se casar
- Idosos formam grupo de breakdance no Japão; “quebrando preconceitos”
- Rede social exclusiva para idosos chega ao Brasil para combater a solidão na 3ª idade; veja
Desafio permanente
A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, destacou a necessidade de dar atenção aos idosos e proporcionar momento de diversão e lazer.
“Estamos com um olhar diferenciado para a população idosa, trazendo-os como protagonistas desse grande momento, pois viver não tem idade”, afirmou.
Segundo Marcela Passamani, a experiência de vivenciar uma sessão de cinema é marcante, sobretudo para quem nunca teve essa chance.
“Uma sessão de cinema ao ar livre, com essa interação, com esse clima, faz bem para todo mundo”, disse a secretária, segundo a Agência Brasília.