Alemães criam painel solar ‘de varanda’; barato, sustentável e prático

Um painel solar pequeno, portátil e barato, está fazendo o maior sucesso na Alemanha: a peça pode ser instalada na varanda do apartamento!
Conectado a uma tomada, o painel alimenta diretamente a casa, ou apartamento, com a energia produzida pelo Sol. Cada um dos objetos consegue produzir eletricidade para carregar um laptop ou uma geladeira, por exemplo.
Pode parecer pouco, mas à medida que a novidade ganha as varandas de apartamentos e casas na Alemanha, o país caminha para uma verdadeira revolução verde. Simples, o painel é “instalado” pelo próprio usuário, que não precisa furar ou martelar nada!
Facilidade na instalação
Ao todo, mais de 500 mil painéis desse tipo já foram instalados em todo o país.
O sistema é plug-in play, ou seja, basta ligar na tomada para que a energia solar captada pelo sol, seja transformada em elétrica e alimente parte da residência.
Com a facilidade, o painel caiu no gosto da população. “Estamos vendo mais diversidade, mais pessoas idosas e mais mulheres”, disse Christian Ofenheus , fundador da EmpowerSource, uma empresa que promove o uso de energia solar em pequena escala.
O investimento também é pequeno, perto de uma usina fotovoltaica enorme. Na Alemanha, os painéis plug-in são vendidos a partir de € 200 (aproximadamente R$ 1.200).
Leia mais notícia boa
- Pesquisadores do MIT utilizam latas de refrigerante para produzir energia; veja como!
- Nova bateria gera energia a partir da mudança na temperatura ambiente; entenda
- Cidade fez do cemitério uma fonte de energia solar para moradores
Competição saudável
Esse tipo de sistema ganhou uma novidade recente: a introdução de baterias de pequena escala. Com isso, os usuários conseguem armazenar a eletricidade gerada durante os horários de pico para ser usada em horários de menor incidência solar.
Além disso, qualquer um que tem o painel instalado, consegue monitorar a quantidade de eletricidade que está sendo produzida.
Como virou febre no país, os vizinhos competem entre si, em uma rivalidade saudável, para ver quem gera mais. É uma competição verde e do bem!
Economia e redução de poluentes
Para Thomas Losch, um alemão que comprou e usa o sistema há dois meses, os painéis só trazem benefícios.
“Agora estou completamente viciado em como posso produzir energia a partir do Sol”, disse em entrevista ao NY Times.
O morador disse que o sistema gera energia para um conjunto de ar portátil que tem em casa. Além da economia financeira, Thomas se disse feliz por ajudar a reduzir a emissão de carbono.
“Não é como se eu estivesse salvando o mundo, mas estou fazendo a minha parte. É uma sensação boa”, finalizou.

“Doutora” de bichinhos de pelúcia costura e restaura memórias de crianças e famílias
Nasce bebê de ave marinha rara, ameaçada de extinção, e comunidade comemora
Homem vai ao casamento da mulher que ele salvou, em outro país
Bombeiros usam ondas sonoras para apagar incêndio em segundos: nova tecnologia
O perdão melhora a saúde mental, diz novo estudo da Universidade de Harvard
Escola inteira aprende língua de sinais para que aluno surdo nunca se sinta sozinho
Veja como tirar documentos digitais pelo celular, sem enfrentar filas, no Gov.br
Vídeo engraçado salvou padaria familiar quase falida; hoje tem fila de clientes na porta
Desconhecido tira o próprio o tênis, doa para corredor terminar maratona, e eles se reencontram; vídeo
Novidade no WhatsApp para evitar golpes: nome do usuário em vez do número do telefone
México copia o SUS do Brasil e anuncia sistema de saúde gratuito para todos