Depois das denúncias de assédio, Lula escolhe mulher como ministra de Direitos Humanos

A assistente social e educadora Macaé Evaristo será a nova ministra de Direitos Humanos, após denúncias de assédio sexual contra o antecessor, Sílvio Almeida. A deputada estadual mineira foi convidada pelo presidente da República e aceitou. Nas redes sociais, a escolha foi aplaudida.
Macaé Evaristo agradeceu a confiança e prometeu retribuir. Avisou que vai prosseguir com as investigações sobre assédio sexual. “Quanto às denúncias, é muito importante que os órgãos responsáveis façam as devidas apurações”, disse.
Simbolicamente, a nomeação de Macaé já é uma resposta. Mulher preta, com uma longa trajetória de luta contra a discriminação e preconceito, ela chega à Secretaria determinada a fazer a diferença. Macaé deve ser empossada na próxima semana, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Longa trajetória de luta
Graduada em Serviço Social, ela tem mestrado em Educação e é doutoranda na área na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A nova ministra dos Direitos Humanos é professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, onde atuou na coordenação e direção de escola pública.
Ela é prima de Conceição Evaristo, que é a primeira mulher preta da Academia Mineira de Letras.
O convite
A nova secretária postou nas redes o convite e sua resposta.
“Nosso país tem grandes desafios e esse é um chamado de muita responsabilidade”, reagiu Macaé.
Em seguida, ela acrescentou: “Temos muito trabalho pela frente e sigo esperançosa, com o compromisso de uma vida na luta por direitos”.
Leia mais notícia boa
- Bruno Gagliasso e Giovanna celebram: influencer é condenada por racismo contra Titi
- Espanha condena homem por racismo nas redes contra Vini Jr; 8 meses de prisão
- Conceição Evaristo é a primeira mulher preta na Academia Mineira de Letras em 115 anos
Aplausos de famosos e anônimos
A deputada federal trans Duda Salabert (PDT-MG) elogiou a escolha do nome da nova secretária. “Vitória do Brasil.”
Uma internauta destacou a importância da nomeação. “Minas e o Brasil ganham com a nova ministra, brilhante escolha”, ressaltou.
De religião afrodescendente, Macaé ganhou as bênçãos de outros seguidores. “Que Exú, Oxum, Ogum e Xangô, abençoem mais esta etapa de sua jornada. Você tem deixado pegadas a serem seguidas.”
Momento emblemático
Em três dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu Macaé. Ele conversou com a deputada estadual mineira, fez o convite e oficializou o nome dela.
“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, afirmou Lula, em postagem nas redes sociais.
O ex-titular Silvio Almeida foi exonerado na sexta-feira, 6, sob denúncias de assédio moral e sexual contra duas mulheres, inclusive a ministra Aniele Franco. Ele nega as acusações.
Funções públicas
Já foi gerente de Coordenação da Política Pedagógica, secretária adjunta e secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, no período de 2004 a 2012. Foi professora do Curso de
Magistério Intercultural Indígena e coordenou o Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais no período de 1997 a 2003.
Macaé Evaristo também atuou como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e foi secretária de Educação de Minas Gerais no período de 2015 a 2018.
Quando assumiu como deputada estadual, Macaé fez questão de estar acompanhada de sua mãe de santo na cerimônia.

Jornalista que venceu o câncer 10 vezes explica porque está “gordinho” na tela; vídeo
Nordeste lidera ranking de estudantes com nota máxima na redação do Enem
Centenária brasileira que trabalhou na roça completa 115 anos; limpa a casa e lava roupa
Além de Wagner Moura, gatinha que atuou em O Agente Secreto também vence premiação internacional
Jovem tetraplégico é o 5º a se mexer após tratamento com polilaminina, vídeo emocionante
Inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda; veja como fazer
Estudante tira nota máxima na redação do Enem ao citar filme ‘Vitória’ e livro indígena
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Homem sem-teto interrompe entrevista para comemorar aposentadoria; vai sair das ruas
Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo