Brasileira cria dispositivo que mede radiação solar e evita câncer de pele

Com apenas 16 anos, a brasileira Camila Claudio desenvolveu um dispositivo pra lá de incrível, o protótipo mede a radiação solar e informa os dados para os usuários. Assim, eles podem se proteger e até mesmo evitar um câncer de pele!
Com uma série de sensores de radiação ultravioleta (UV), os dados são fornecidos em tempo real e a ideia de criar o projeto veio de uma necessidade própria. Segundo Camila, ela se esquecia bastante de se proteger ao sair nas altas temperaturas do país.
A invenção é tão incrível que já rendeu prêmios. Um deles foi em uma feira científica em Minas Gerais. Na próxima semana, Camila vai até São Paulo, para outro evento do mesmo modelo. Investir na educação dá futuro, pessoal!
“Muitas vezes esquecia”
Camila fez do limão uma limonada. O esquecimento na hora de se proteger, deu resultado e gerou uma baita invenção.
“Muitas vezes quando eu saía para o sol, esquecia de me proteger. Isso acontece com muitas pessoas. Não é porque a pessoa não tem o protetor solar, é porque esquece”, explicou em entrevista ao jornal Cidade Verde.
Além disso, a garota pontuou que as mudanças climáticas estão aumentando a radiação, sendo preciso redobrar o cuidado com o câncer de pele e demais problemas.
Leia mais notícia boa
- Conheça a brasileira única convidada para o Nobel da Paz no México
- Brasileira de 20 anos grita ao saber que foi aprovada em Harvard; biologia molecular
- Brasileira de 14 anos da periferia é a tenista mais jovem da história no mundial
Primeiro protótipo
O primeiro protótipo é repleto de sensores que captam os níveis de exposição solar.
Os dados são transmitidos por LEDs, telas e alertas sonoros. Assim, os usuários têm em mãos de forma imediata a intensidade da radiação à qual estão expostos.
Depois do projeto ganhar forma, ela resolveu realizar os primeiros testes.
Construção civil
E os primeiros dados foram colhidos com trabalhadores que atuam sob intensa exposição solar.
Ao realizar as análises, Camila descobriu que, especialmente profissionais da construção civil, enfrentam diariamente o risco da exposição aos raios UVs intensos.
Isso reforçou ainda mais a necessidade de seguir em frente com o projeto.
Aprimorou o dispositivo
Pensando em tornar o dispositivo ainda melhor, ela realizou algumas mudanças.
“Implementamos uma placa com wifi integrado, para poder mandar os dados de forma digital e ficar analisando eles. Além disso, o dispositivo também conta com alerta sonoro o sensor para ficar meditando radiação”, explicou.
O próximo passo já está em construção. Camila quer desenvolver um relógio inteligente que faça a mesma função!
A trajetória da garotinha tem um super apoio, o pai e gestor ambiental Yuri Lima.
Além do relógio, os dois desenvolvem o aplicativo “Sunsense”. No app, o usuário pode ajustar sua rotina de exposição ao sol com base no tipo de pele e a proteção solar necessária.

Desemprego cai para 5,2% no Brasil, menor nível da história, e número de trabalhadores bate recorde
Exército do Lula inspira movimentos na França, Espanha e Argentina e dobra de tamanho em 2 dias
Matheus dos Bombons não vai mais precisar trabalhar e poderá ir na posse de Lula; Janones no caso
Petrobras faz 3ª descoberta de petróleo na Foz do Amazonas, na costa do Amapá
Casal de Goiânia adota 5 crianças que viveram em abrigo e comemora nova família; vídeo
Comissária de bordo é promovida a piloto da Azul: “Chegou a hora de viver o sonho de voar mais alto”
Menino humilhado por fazer o L, ganha bicicleta, homenagem de motoqueiros e recebe doações; vídeo
Kobra inaugura mural gigante em homenagem a Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos; vídeo
Exército do Lula se une para proteger povos indígenas ameaçados e divulga canal de denúncias
TSE vai barrar candidatos condenados por agressão contra mulher: Lei da Ficha Limpa
Idoso cego de 69 anos conquista faixa azul no jiu-jitsu e emociona colegas: “Cada um aqui é igual”; video