Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos

Histórico! O Brasil zera a transmissão de HIV de mãe para filho. A queda foi de 13% no número de óbitos por aids entre 2023 e 2024. Isso representa mais de mil vidas salvas, informou o novo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (1º).
Tudo graças às terapias de ponta, capazes de tornar o vírus indetectável e intransmissível, mais a prevenção e o acesso ao diagnóstico gratuito pelo SUS. Essa combinação levou à eliminação da chamada transmissão vertical da doença, quando ocorre da mãe para o bebê.
“Hoje é um dia de luta, mas também de conquista histórica: alcançamos o menor número de mortes por Aids em 32 anos. Esse resultado só foi possível porque o SUS oferece gratuitamente as tecnologias mais modernas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Os avanços também permitiram ao país alcançar as metas de eliminação da transmissão vertical como problema de saúde pública”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Queda de mortes no Brasil
Pela primeira vez, o número de mortes por Aids ficou abaixo de dez mil em três décadas.
Caiu de 10 mil em 2023 para 9,1 mil em 2024.
Os novos casos de aids também apresentaram redução no período. A queda foi de 1,5%, passando de 37,5 mil em 2023 para 36,9 mil no último ano.
Leia mais notícia boa
- Bebês livres do HIV: Brasil deve receber certificado da OMS
- Aids: cientistas descobrem anticorpo que neutraliza 98% das variantes do HIV
- Brasileiro é a 7ª pessoa curada do HIV do mundo; Tratamento inovador da Unifesp
Aids no mundo
Atualmente, 40,8 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo.
Em 2024, dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) indicam que 1,3 milhão de novas infecções ocorreram.
No total, 9,2 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao tratamento no planeta, diferentemente do que ocorre aqui no Brasil.
Queda da doença entre gestantes
No campo materno-infantil, o país registrou queda de 7,9% nos casos de gestantes com HIV (7,5 mil) e de 4,2% no número de crianças expostas ao vírus (6,8 mil).
O início tardio da profilaxia neonatal caiu 54%, o que demonstra melhora significativa na atenção ofertada no pré-natal e nas maternidades.
Vai Brasil! Viva o SUS!

Memorial Mamonas Assassinas é inagurado em Guarulhos; árvores com cinzas dos músicos
Acorde cedo pra ver o eclipse Lunar: a Lua de Sangue será nesta terça, no final da madrugada
Arara resgatada e curada sempre volta para visitar o homem que a salvou; vídeo
Bombeiros resgatam cachorrinha com a cabeça presa num hidrante no ES
Sai ranking das melhores manteigas à venda no Brasil
Mãe solo abandonada com 6 filhos vai ganhar casa de Mc de Brasília; vídeo
Funcionárias da limpeza encontram sacola com R$ 5 mil no lixo e devolvem ao dono
Papa reza pelas vítimas da chuva em Minas e pelos heróis que estão salvando vidas; vídeo
Mulheres Mais Poderosas do Brasil: conheça as 16 eleitas pela Forbes em 2026