Gel de açúcar faz crescer cabelos, descobrem cientistas

Um novo gel pode mudar a vida de quem luta contra a calvície: feito a partir do açúcar, o medicamento teve resultados impressionantes quando o assunto é crescer cabelos.
Cientistas das universidades de Sheffield, na Inglaterra, e COMSATS, no Paquistão, descobriram que o gel, quando aplicado na pele de camundongos, se superou no crescimento capilar. Os dados mostram um avanço maior do que tratamentos consagrados, como o minoxidil.
O gel é feito a partir de açúcar desoxirribose, não tem custo elevado e pode se tornar uma alternativa acessível e muito eficaz para tratar a calvície hereditária. Os resultados foram publicados na Frontiers in Pharmacology.
Gel de açúcar
A base do tratamento é a desoxirribose. A desoxirribose é um açúcar natural presente no corpo humano.
Quando o medicamento é aplicado na pele, ele não só estimulou o crescimento de pelos, mas também melhorou a circulação de sangue nos folículos.
“Quanto melhor for o suprimento sanguíneo para o bulbo capilar, maior será seu diâmetro e maior será o crescimento capilar”, escreveu o grupo no artigo.
Leia mais notícia boa
- Pesquisadores brasileiros descobrem substância capaz de reverter de vez os cabelos brancos
- Bebê corta cabelo pela primeira vez e se acaba de rir; vídeo fofo
- Menina de 5 anos corta cabelos para doar e faz pais chorarem de orgulho; vídeo
Testes em camundongos
Com testes realizados em roedores, o medicamento surpreendeu.
Os camundongos com perda de pelos induzida pela testosterona receberam aplicações diárias do gel.
Em apenas 20 dias, os bichos apresentaram novos pelos. Detalhe, eram longos e grossos.
A melhoria foi comparada com os efeitos do minoxidil, um dos poucos medicamentos aprovados para tratar a calvície.
Mais estudos
Embora promissor, o gel para crescimento de cabelos feito a partir do açúcar ainda precisa passar por testes em humanos.
O grupo já está organizado para isso e quer explorar também a aplicação do gel em outros contextos, como a recuperação capilar em pessoas com câncer.
“A pesquisa que fizemos está em um estágio muito inicial. Mas os resultados são promissores e demandam uma investigação mais aprofundada”, finalizou Sheila MacNeil, professora da Universidade de Sheffield.

Mãe do goleiro Vozinha chega aos EUA para ver o filho brilhar na Copa e emociona torcida; vídeo
Hino Nacional Brasileiro é eleito o mais bonito da Copa pelo The New York Times
Vacina contra HPV zera mortes de jovens por câncer de colo de útero na Inglaterra, revela estudo
Menudo anuncia turnê de 50 anos e diz que grupo virá ao Brasil; vídeo
Shakira revela segredo para manter aparência tão jovem aos 49 anos
Planta rara volta à natureza depois de ficar à beira da extinção e anima ambientalistas
Piso salarial de professores da educação básica agora é de R$ 5.130; sancionado pelo presidente
Ator escolhido para viver Gilberto Gil em musical de Falabella se emociona ao conhecer Gil; vídeo
Sem asfalto nem postes de luz, Jericoacoara é eleita 2 vezes entre as praias mais bonitas do mundo
Menino que desenhou álbum da Copa ganha camisa da Seleção e o sonhado álbum; vídeo