Caio Bonfim é ouro na maratona de Marcha Atlética e bate recorde sul-americano

O medalhista olímpico Caio Bonfim, um orgulho nacional, voltou a fazer história nesta quinta-feira (23) ao conquistar ouro e vencer a prova de meia maratona da marcha atlética no Troféu Brasil de Atletismo, em São Paulo. O brasiliense estabeleceu uma nova marca continental e terminou o dia como número 1 do ranking mundial da temporada.
O atleta percorreu os 21,097 quilômetros em 1h24min30s93, desempenho suficiente para superar o colombiano Ezequiel Alejandro Arrubla, antigo dono da melhor marca sul-americana em provas disputadas em pista.
“Essa marca é boa. Foi a primeira vez que fiz essa distância na pista. Usei como referência o ritmo dos 20 quilômetros e percebi que o tempo seria muito bom”, comemorou. Assista ao vídeo abaixo.
Uma sequência impressionante
Com o resultado, Caio chegou ao 14º título do Troféu Brasil na distância, consolidando uma hegemonia construída ao longo de mais de uma década.
Além das conquistas na meia maratona, ele também soma dois títulos nacionais nos 35 quilômetros e segue como o principal nome da marcha atlética brasileira.
A prova foi disputada no Complexo Esportivo do Ibirapuera, em São Paulo, onde os atletas precisaram completar mais de 52 voltas na pista reformada.
Leia mais notícia boa
- Brasileiro de 16 anos tira maior nota do mundo em Olimpíada de Economia e é ovacionado na China; vídeo
- Cucurella emociona ao revelar porque deixa o cabelo comprido: para o filho autista; vídeo
- Brasileira bate recorde e completa travessia do Canal da Mancha: nadou 8 horas; vídeo
Entre os melhores do mundo
Os resultados recentes confirmam a excelente fase vivida por Caio.
Em 2025, ele conquistou o título mundial da modalidade na China. Neste ano, subiu ao pódio novamente ao conquistar o bronze na Copa do Mundo de Marcha Atlética, disputada em Brasília.
Também foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos e já se prepara para disputar sua quinta participação olímpica, em Los Angeles, em 2028.
Uma mudança que não diminuiu o desafio
Neste ciclo olímpico, a tradicional prova de 20 quilômetros passou a ter 21,097 quilômetros, exatamente a distância de uma meia maratona. A alteração foi adotada pela World Athletics para aproximar a modalidade das provas de corrida e facilitar a comparação de desempenho pelo público.
Mesmo com a novidade, Caio mostrou que continua competitivo em qualquer cenário. Aos 35 anos, segue acumulando marcas históricas e levando o nome do Brasil ao topo da marcha atlética mundial.
Veja o vídeo do Caio levando ouro e batendo o recorde sul-americano:
Ver essa foto no Instagram

“Feito Pipa”, com Lázaro Ramos, avança na disputa para representar Brasil no Oscar 2027; vídeo
Idosa faz cachecóis à mão e sai pelas ruas para dar de presente a garis; vídeo
Bebê que recebeu transplante de fígado do próprio pai tem alta da UTI em São Paulo; vídeo
Mãe de três filhos da Cidade de Deus se forma na UERJ aos 45 anos e conta história em livro
Semana do Cinema terá ingressos a R$ 10 em todo o Brasil nesta quinta; veja os cinemas
Hotel brasileiro é eleito um dos 100 melhores do mundo; veja o ranking
Gerente se joga no asfalto, salva menina de atropelamento e ganha recompensa da empresa; vídeo
Trend dos anos 80: veja como fazer sua foto no ChatGPT e o prompt para usar
Caramelo deita no meio de desfile de 7 de Setembro no Paraná e rouba a cena; vídeo
Jovem de 22 anos com Down vira instrutora de fitness: “Quero ajudar todo mundo a se sentir incluído”
Rock in Rio: a noite em que o talento e o cabelo branco humilharam o etarismo e fizeram todos dançar