Filho de catadora recebe ajuda e vai estudar em universidade na Espanha

Vinícius dos Santos Venâncio, de 22 anos, transformou dificuldades em desafios e, assim conseguiu o que parecia quase impossível. O filho de uma catadora de recicláveis, do sertão da Bahia, fará intercâmbio em Licenciatura em Letras e Espanhol e vai estudar na Universidade de Valladolid, na Espanha. Os amigos e parentes se uniram para ajudar nas despesas e na passagem.
Já matriculado no curso de Licenciatura em Letras com Espanhol na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Vinícius fará intercâmbio. Extremamente estudioso, ele quer ser professor e como ama poesia, pretende participar de competições.
“Quero representar a Bahia e o Brasil, contribuir para o desenvolvimento cultural e inspirar outras pessoas que, assim como eu, sonham com um futuro melhor”, afirmou o jovem, que vai estudar numa das universidades mais respeitadas do mundo, criada no século 13.
Apoio de todos
Morador de Amélia Rodrigues, a 90 quilômetros de Salvador, na Bahia, a vitória de Vinícius gerou uma espécie de “força-tarefa” entre amigos e parentes. Todos se juntaram para ajudar nos gastos do jovem na Espanha.
Há custos com passagem e documentação, ele precisará de recursos para se manter financeiramente durante a estadia, incluindo despesas para pagar moradia, alimentação e transporte.
O esforço coletivo deu certo: o jovem segue este mês rumo à Espanha e à realização do sonho.
Leia mais notícia boa
- Capinador de lotes é aprovado em Medicina na UFMS; estudava de madrugada
- Estudante com paralisia cerebral é aprovado em 2º lugar em universidade pública de SP; VÍDEO
- Idoso de 73 anos é aprovado em Física em universidade federal
Vida de luta
A mãe de Vinícius, Renilza de Assis Santos é puro orgulho do filho. Ela, que faz de tudo um pouco para sustentar a família, disse que nunca poupou esforçou para dar o melhor em casa. Entre um serviço e outro, faz bicos como catadora de recicláveis, cuidadora de idosos e faxinas.
Renilza sempre acreditou que a educação é a maneira de transformar a realidade. O filho não só entendeu isso, como se dedicou ao máximo aos estudos.
“Sempre dei o meu melhor para que ele tivesse a chance de estudar e crescer. Ver ele conquistando essa oportunidade é uma grande vitória para todos nós”, disse a mãe à TV Subaé/Bahia Notícias.

Policiais fantasiados de Scooby-Doo prendem ladrões de celular no Carnaval de SP
Laís Souza se emociona ao conhecer o paciente tetraplégico que voltou a andar após a polilaminina; vídeo
Rapaz da limpeza ajuda aluno a terminar lição da escola e vídeo emociona as redes; 4 milhões
Richarlison doa R$ 200 mil a jovem que teve as pernas amputadas e ela chora ao descobrir; vídeo
Mocidade faz homenagem ao cão Orelha no Carnaval do Rio, em carro alegórico; vídeo
Roberta Miranda compra todas as pipocas de ambulante e distribui no Carnaval do Recife; vídeo
Alugar carregador de celular é o novo negócio no Carnaval; ganhar dinheiro na folia; assista
Ney Matogrosso fala da emoção de ser homenageado aos 84 no Carnaval da Imperatriz, no Rio; vídeo