Melhorar o intestino ajuda em quase todas as doenças crônicas; diz especialista

Na Grécia Antiga, o filósofo Hipócrates alertava: “Toda doença começa no intestino”. Nada mudou de lá para cá, segundo o médico cardiologista Alejandro Junger, criador do “método clean”. De acordo com ele, o intestino quando funciona bem ajuda a tratar doenças crônicas.
Para o especialista uruguaio, todos os sistemas do corpo humano convergem nos intestinos, uma vez que ele diz haver mais neurônios neste órgão do que no crânio. Desta forma, a microbiota, que desempenha funções vitais “influencia e comanda” os outros sistemas.
Os livros do médico estão entre os mais vendidos no mundo e abordam o “método clean” de limpeza do organismo, baseado na alimentação, sem processados, ultraprocessados, açúcar, álcool e café. Segundo ele, eliminar estes itens do cardápio traz alívio para o organismo e mais qualidade de vida.
Doenças crônicas
Alejandro Junger afirma que a origem de vários problemas crônicos está no funcionamento do intestino, como cansaço, exaustão, falta de foco, mente turva, depressão, ansiedade, insônia, infertilidade e cistos ovarianos, em entrevista ao El País do Uruguai.
O médico vai além ao mencionar também convulsões, enxaquecas, dores nas articulações, inchaço nas mãos e nos pés, formigamento , fascite, obesidade, diabetes, autoimunidade, câncer, doença cardíaca coronária, demência, Alzheimer e fibromialgia, entre outros.
Leia mais notícia boa
- Idosa de 100 anos diz alimentação é segredo para longevidade; trabalha seis dias!
- Aos 124 anos mulher mais velha conta segredo para se manter saudável; mingau especial
- Conheça a cidade minúscula brasileira com melhor qualidade de vida
Como resolver
Para o especialista, o único caminho é optar por “comida de verdade” e evitar o consumo de alimentos processado e ultraprocessados. Ela também sugere usar filtros de ar e água e escolher produtos de limpeza e cosméticos não tóxicos. De acordo com ele, o estresse e os traumas também interferem no funcionamento do intestino.
Alejandro Junger recomenda “dar descansos” ao intestino, como adotar o jejum como hábito, e escolher alimentos os mais naturais possíveis, grãos, ervas e de fácil digestão. O ideal, de acordo com ele, é fazer apenas uma refeição sólida por dia e as demais líquidas.
Método clean
É o método que consiste na desintoxicação do organismo por etapas. O médico sugere que, inicialmente, prepare-se a mente: sobre a eliminação de alguns alimentos, em seguida a adoção de uma rotina em que haverá apenas uma refeição sólida.
A lista de alimentos inclui frutas, legumes, verduras, carnes magras e grãos. São eliminados todos os alimentos industrializados e açúcares. Também é necessário intercalar com períodos de jejum.
De acordo com Alejandro Junger, autor de vários livros, entre eles “Método Clean” e “Comidas Clean”, disponíveis em português, espanhol e inglês, a partir dessa dieta, há uma melhora significativa na qualidade de vida.

Como Matt Damon ajudou o amigo Ben Affleck durante vício e divórcios
Injeção antienvelhecimento regenera cartilagem do joelho e previne artrite; terapia inovadora
Cachorro mais inteligente reconhece 200 brinquedos pelo nome
Jovem gênio brasileiro entra para a lista Forbes Under 30
Nova injeção faz células imunes combaterem tumores com câncer
Feijão tropeiro é eleito um dos 5 melhores pratos do mundo
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas