Supercentenária completa 112 anos sem doenças nem remédios

Angelina Torres é a mulher mais velha da Espanha e está entre as 57 pessoas mais longevas do mundo. A supercentenária, de 112 anos, que diz que não tem doenças tampouco toma remédios. Olha isso! A idosa é lúcida, orientada e falante.
Ela mora com a filha, um neto e um bisneto em Barcelona. Adora recordar quando chegou à cidade, que adotou como sua, ainda criança. Segundo ela, o que mais mudou ao longo dos anos foi a forma de vida.
Angelina relembra que, antes, apenas o homem trabalhava com raras exceções e que isso acabou. “Todos os dias me pergunto por que cheguei a essa idade”, questiona. Ela virou celebridade na cidade e contou o que faz para a longevidade.
Virou celebridade
Angelina é tratada como uma celebridade na Catalunha. Recebe visitas de autoridades e pessoas famosas. Mas não demonstra se aborrecer.
A família de Angelina é conhecida por reunir pessoas longevas. A mãe chegou aos 100 anos, uma irã aos 93 e, ela, agora aos 112.
Exímia costureira, a idosa disse não ter segredos para a longevidade, apenas gosta de fazer compras, trabalhar, conversar com os amigos e “ajudar quem não precisa”.
Leia mais notícia boa
- Supercentenária brasileira de 120 anos quer ser reconhecida como a mulher mais velha do mundo
- Irmão mais velho dá presente dos sonhos para o caçula; ganhou um carro!
- Brasileira de 117 anos diz que segredo da longevidade está no açaí; mais velha do mundo
Fotografia de família
Angelina lembra com carinho dos tempos de criança, mesmo com as dificuldades atual.
Segundo ela, a maior diferença é a solidariedade entre as pessoas.
Também observa que todos trabalham – homens e mulheres – e que, antes, essa era uma atribuição basicamente masculina.
Sem ressentimentos
Com uma vida marcada por perdas, a idosa não guarda mágoas nem ressentimentos.
O pai morreu quando era criança, o marido pouco tempo depois do casamento foi chamado para o front. Sobreviveu e ficou ao seu lado até morrer.
Dos tempos que já passaram, Angelina disse que o período mais “duro” é o da guerra, que impõe restrições por falta de dinheiro e de produtos, La Vanguardia.
Que história!

Cientistas descobrem motivo do ronco alto para reduzir o barulho
Shawn Mendes visita projeto social e canta com crianças em Angola; vídeo
Operário de 18 anos encontra tesouro com 49 barras de ouro ao furar parede de obra: € 9 milhões
Nova vacina contra câncer de pele reduz risco de volta da doença; fase final de testes
Vídeo mostra ternura entre caramelo e idosa no banco da praça: “um cuida do outro”
Menina de 10 anos faz 55 barras na rua e surpreende público em Nova York; vídeo
Menino estilista de croquis da fauna brasileira ganha ajuda de gigantes para viralizar
Idosa de 91 anos vai concluir ensino médio após 76 anos de espera: quer fazer gastronomia
Sítio que Ney Matogrosso transformou em reserva ambiental recebe bicho-preguiça resgatado; vídeo
Artista de Brasília leva mosaico gigante para igreja de Minas Gerais: seis meses de trabalho
Escolas formam jovens contra o machismo e ensinam a reconhecer atitudes antes vistas como normais