Supercentenária brasileira de 120 anos quer ser reconhecida como a mulher mais velha do mundo

A supercentenária brasileira Deolira Glicéria Pedro da Silva, de 120 anos, luta para ser reconhecida como a mulher mais velha do mundo. Ela fez aniversário na semana passada, com direito a festa no bairro Frigorício, Noroeste Fluminense, Rio de Janeiro.
Para celebrar a data, os três filhos, 20 netos, 40 bisnetos e 37 tataranetos prepararam uma comemoração especial. Mas o presente que a idosa mesmo deseja é entrar no ranking das pessoas mais longevas.
Como ainda não faz parte da lista, ela precisa de documento adicional e o desafio tem mobilizado a família na busca por registros antigos, informou o O Globo.
Luta pelo reconhecimento
A idosa já possui certidão de nascimento e identidade, que datam o nascimento em 1905, mas perdeu os documentos originais em uma enchente em 1977. Por isso, a dificuldade para validar a própria idade e entrar no Guinness Book, o livro dos recordes.
O médico Juair Abreu Pereira, que cuida da vovó há três anos, ajuda na busca. Ele tenta localizar o registro de batismo de Deolira em igrejas da região.
Caso consiga, isso vai abrir as portas para que a brasileira seja reconhecida mundialmente como uma das pessoas mais velhas da história. Antes mesmo do avião 14 Bis de Santos Dumont decolar, em 1906, ela já estava construindo a vida!
Leia mais notícia boa
- Mãe e filho, impedido de voltar de Portugal, chegam ao Brasil após 40 dias; emoção
- Idosa que era analfabeta termina Ensino Médio aos 91 e ganha bolsa para faculdade; ela venceu
- Casa de idosa com perna amputada pode cair a qualquer momento e internautas se unem para ajudar
Segredos da longevidade
Apesar da idade avançada, Deolira tem uma saúde invejável. Aos 120 anos não faz uso de qualquer medicamento para hipertensão ou diabetes. Juair a acompanha duas vezes por semana.
Ela adora descansar, rezar e ouvir músicas antigas. Sua favorita é “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa.
Deolira também participa de um estudo “DNA Longevo” da Universidade de São Paulo. A pesquisa investiga os fatores genéticos que possibilitam uma vida tão longa e saudável.
Mulheres dominam
As mulheres dominam os rankings de longevidade.
Atualmente, as 30 pessoas mais velhas do mundo são do gênero eminino.
No Brasil, a freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, é reconhecida oficialmente como a mulher mais velha do país.
Caso Deolira consiga validar a idade, vai entrar para a história e superar em 2 anos o recorde mundial da francesa Jeanne Calment, que viveu 122 anos e 164 dias.

Vai ter roda de capoeira com jazz em Nova Iorque: casamento feito por brasileiros
Conta de luz mais barata: Aneel manda devolver R$ 5 bilhões a consumidores; veja os Estados
Mulher inaugura salão simples em MG e realização do sonho conquista milhões nas redes
Herói salva cavalo preso que estava sendo atacado por marimbondos no PI; vídeo
SUS terá cirurgia robótica e 23 remédios de alto custo para vários tipos de câncer, anuncia o governo
De pedreiro a convocado para a Seleção na Copa: a superação de Igor Thiago
Um sorvete grátis para um menino sem dinheiro fez sorveteria receber milhares de doações
Príncipe William vende propriedades dele para construir casas populares
Confirmado: é petróleo o líquido encontrado no sítio de um idoso no CE
“O pior do Nordeste é o nordestino”: com ironia, influencer prova o contrário e diverte a web; vídeo