País transforma igreja abandonada em piscina pública coberta; veja

Um verdadeiro mergulho na fé e na inovação. Em Heerlen, na Holanda, uma igreja abandonada vai ser transformada em uma piscina pública coberta. O projeto se compromete a manter a beleza histórica do local, ao mesmo tempo que oferece um novo espaço de convivência.
A antiga Igreja de São Francisco de Assis, fechada desde 2023, estava sem uso até que dois escritórios de arquitetura venceram um concurso para repensar o espaço. Com direito a um piso móvel, reflexos que imitam a sensação de caminhar sobre as águas e elementos arquitetônicos preservados, o projeto emocionou os moradores.
Para dar lugar à piscina, o piso existente vai ser removido. Os bancos da igreja vão ser reutilizados, incorporando-os às paredes de vidro que separam o local de banho. O projeto começa ainda este ano e o primeiro mergulho está marcado para 2027!
Monumento histórico
A igreja sempre foi um marco na paisagem de Heerlen.
Com o encerramento das atividades religiosas, a cidade viu uma oportunidade de transformar o ponto em um espaço de convivência. Tudo isso sem apagar a importância cultural dela.
Como as outras piscinas públicas da cidade enfrentam superlotação, a transformação veio em ótima hora.
Leia mais notícia boa
- ‘Grande fortuna’; é encontrada em igreja onde Martinho Lutero pregou
- Família adota cachorrinha abandonada na rua por mulher de moto; tentou alcançar tutora
- Rios e lagos cheios de esgoto agora têm água límpida. Como a Suíça conseguiu
Caminhar sobre as águas
E um dos destaques do projeto é o piso ajustável da piscina.
Ele pode ser totalmente elevado para criar uma superfície plana para eventos sociais ou culturais.
Há ainda a possibilidade de cobrir toda a área com uma fina camada de água.
Isso vai fazer surgir um efeito visual incrível: a igreja se reflete na água, dando a sensação que os visitantes estão andando sobre ela!
Tradição e modernidade
A entrada do novo espaço é marcada por uma marquise circular iluminada, que une o antigo ao novo.
Dentro da igreja, corredores vão conduzir os visitantes a vestiários e refeitórios integrados discretamente.
Os bancos originais vão ser reaproveitados como assentos e balcões. Até mesmo o antigo púlpito ganhou uma nova função: agora é onde o salva-vidas fica de olho nos nadadores.
Aquecimento eficiente
Manter a beleza histórica sem abrir mão do conforto moderno foi o maior desafio dos escritórios MVRDV e Zecc Architecten.
As paredes de vidro ao redor da área de banho vão proteger os vitrais e murais da umidade.
O telhado também foi isolado para garantir um aquecimento eficiente.
“Por que não dar a essas igrejas uma função social novamente, como costumavam ter? Uma piscina pública é ideal para isso. Imagine: nadar de costas com vista para a abóbada de uma igreja e vitrais. Ao cobrir toda a área da piscina com uma pequena camada de água, você também pode criar um belo efeito visual, permitindo que a igreja retorne à sua forma original e pareça ainda maior e mais impressionante através do reflexo”, finalizou Winy Maas, sócio-fundador da MVRDV.

