Só Notícia Boa
Comercial

Brasileiros estão na competição do melhor panettone do mundo na Itália; histórico

Vitor Guerras
25 / 05 / 2025 às 10 : 45
Brunno Malheiros, do Ceará, é o líder da equipe de brasileiros que vão participar na Itália, da competição do melhor panettone do mundo. - Foto: Arquivo pessoal
Brunno Malheiros, do Ceará, é o líder da equipe de brasileiros que vão participar na Itália, da competição do melhor panettone do mundo. - Foto: Arquivo pessoal

Pela primeira vez na história, brasileiros vão participar da competição que escolhe o melhor panettone do mundo. É o Panettone World Championship, na Itália.

E quem está à frente dessa estreia histórica é o cearense Brunno Malheiros, de 32 anos. Ele foi eleito capitão da Squadra Brasile, um time formado por outros três talentosos artesãos da panificação nacional, de São Paulo e Rio de Janeiro. Os critérios julgados serão: o melhor panettone clássico, o melhor chocotone, a melhor decoração, entre outros.

A competição será nas cidades de Milão e Verona, de 14 a 18 de outubro de 2025. “É a estreia do nosso país nessa competição, que tem forte relevância no cenário mundial da panificação e do universo do panettone”, disse Brunno em entrevista ao Jornal Jangadeiro.

Comercial

Time Brasil

A Squadra Brasile conta com nomes de peso da panificação artesanal, que trabalham em três estados brasileiros.

Além de Brunno, que comanda a padaria artesanal Cheiro do Pão, em Fortaleza, o time é formado por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus Andrade (RJ) e Déborah Zanzini (SP). A escolha de Brunno como líder foi unânime entre os organizadores e colegas.

Os brasileiros foram convidados por Henrique Cavazotti, representante da Le5 Stagioni GiMetal e Scuola Italiana Pizzaioli no Brasil.

Leia mais notícia boa

Vai com tudo

Apesar do alto nível da competição, Brunno garante que o time vai bem preparado.

“É uma competição muito exigente, inclusive no julgamento. Estamos nos preparando para cada etapa, pois o resultado final depende da soma de pontos de todas as provas”, explicou em entrevista ao Portal In.

Com várias conquistas durante a trajetória, o competidor se apega à fé e ao trabalho:

“Acredito que Deus pode todas as coisas e que nada supera o trabalho duro.”

O campeonato

O Panettone World Championship é um evento que promove a valorização da produção artesanal com fermento levain, sem aditivos químicos.

As provas exigem excelência não só no sabor e textura dos produtos, mas também na apresentação e organização da equipe.

As categorias em disputa incluem:

  • Melhor Panetone Clássico
  • Melhor Chocotone (massa de cacau)
  • Melhor Panetone com Sorvete
  • Melhor Sobremesa Monoporção
  • Melhor Decoração de Panettone
  • Melhor “Flor” de Fermento Natural
  • Melhor Equipe

O evento ocorre de 14 a 18 de outubro de 2025.

Vai Brasil!

O brasileiro comanda a Cheiro do Pão, em Fortaleza. - Foto: Arquivo pessoal
O brasileiro comanda a Cheiro do Pão, em Fortaleza. – Foto: Arquivo pessoal
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial