Só Notícia Boa
Comercial

Queijo artesanal brasileiro vence concurso dos melhores do mundo

Rinaldo de Oliveira
01 / 07 / 2025 às 10 : 51
Pela primeira vez, o queijo brasileiro "Pedra do Segredo", produzido em Alagoa (MG), conquistou o prêmio dos melhores do mundo na ExpoQueijo Brasil. - Foto: reprodução redes sociais
Pela primeira vez, o queijo brasileiro "Pedra do Segredo", produzido em Alagoa (MG), conquistou o prêmio dos melhores do mundo na ExpoQueijo Brasil. - Foto: reprodução redes sociais

Depois da Itália e da Argentina, em anos anteriores, agora foi a vez do queijo brasileiro vencer o concurso dos melhores mundo.

Pela primeira vez, o queijo “Pedra do Segredo”, produzido em Alagoa, no Sul de Minas, conquistou o prêmio Super Ouro na 5ª edição da ExpoQueijo Brasil, realizado no último fim de semana em Araxá (MG).

Considerado um dos maiores concursos de queijos do mundo, o evento reuniu mil queijos de 17 países, incluindo representantes de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Comercial

O queijo vencedor

O Pedra de Segredo concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação, e conseguiu a maior pontuação entre as amostras inscritas.

Com massa consistente, cor amarelada e centro cremoso, o queijo apresenta cristais de tirosina, que é um sinal de maturação avançada, formado naturalmente durante a decomposição das proteínas em aminoácidos.

“Os nossos queijos são maturados em temperatura ambiente. A gente não tem a câmera de resfriamento, com controle de temperatura e umidade. Então, nosso controle é a nossa natureza. É um queijo 100 % artesanal, até mesmo na cura”, disse Tatiany Barros Siqueira, da família dos produtores, ao g1.

Leia mais notícia boa

Participou pela segunda vez

Essa foi a segunda participação da queijaria na ExpoQueijo e todos ficaram impressionados.

O queijo artesanal brasileiro conseguiu superar concorrentes da Europa e da América Latina. Tatiany comemorou:

“É muito grandioso, né? É um prêmio que acho que levou para a Alagoa um reconhecimento muito grande, depois de duas vezes, italianos e argentinos, e agora trazer esse prêmio para o Brasil, para Minas Gerais e para uma cidadezinha tão pequenininha que é Alagoa, eu acho que é, assim, grandioso demais”, afirmou.

A premiação

Nas quatro primeiras edições do concurso, os vencedores foram a Itália (duas vezes) e um produtor da Argentina.

A ExpoQueijo Brasil 2025 distribuiu troféus em 42 categorias e premiou produtores de quatro países.

O Brasil liderou o ranking com 39 conquistas de “Ouro”, seguido por Itália, Argentina e Peru. Minas Gerais foi o estado com maior número de premiações.

O concurso

O concurso foi julgado por cerca de 200 especialistas de sete nacionalidades.

Além do Prêmio Super Ouro, outros queijos da região foram premiados com medalhas de bronze, prata e ouro.

A lista completa dos vencedores está disponível no site www.expoqueijobrasil.com.br.

O queijo artesanal brasileiro, de Alagoa (MG) conquista Prêmio Super Ouro na 5ª ExpoQueijo Brasil - Foto: Reprodução / EPTV
O queijo artesanal brasileiro, de Alagoa (MG) conquista Prêmio Super Ouro na 5ª ExpoQueijo Brasil – Foto: Reprodução / EPTV
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial