Garis arrecadam meio milhão de lacres em gincana, ajudam mulheres carentes e ganham prêmios

Uma atitude linda de garis de Brasília. Eles arrecadaram meio milhão de lacres de alumínio, em uma gincana e, com isso, vão ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social, que utilizam os lacres para a produção de artesanato sustentável.
Além de ajudar, os que arrecadaram mais ganharam prêmios. A grande vencedora foi a varredora Vanessa Lopes, de 52 anos, que arrecadou 33,15 kg de lacres e ganhou uma televisão de 50 polegadas. O segundo e terceiro colocados receberam um smartphone e uma bicicleta.
“Passei um ano juntando lacres. Não tinha televisão em casa e agora tenho. Foi meu presente de aniversário. Estou muito feliz”, disse emocionada em entrevista ao Só Notícia Boa.
Desfile de garis com roupas feitas com lacres
A “Gincana do Lacre”, promovida pela Sustentare Saneamento em parceria com a organização social Cia do Lacre, foi criada para estimular a coleta de materiais recicláveis.
A divulgação dos vencedores, na semana passada, no Distrito de Limpeza de Taguatinga, foi por emoção e criatividade. Garis desfilaram com roupas confeccionadas com lacres, celebrando não apenas o encerramento da campanha, mas também o impacto social que ela gerou.
“A campanha, iniciada há um ano, resultou na arrecadação de mais de meio milhão de lacres. Todo esse volume será doado à Cia do Lacre, que transforma o material em geração de renda e inclusão para mulheres do DF”, contou Rejane Costa, superintendente regional da Sustentare.
Leia mais notícia boa
- Menino de 2 anos se veste de gari, faz surpresa para colegas da limpeza e vídeo viraliza
- Filho de gari de Goiânia, que passou em Medicina, viaja para o Rio, onde vai estudar
- Família do gari que encontrou recém-nascida no lixo se prepara para adotar a criança
Outros vencedores
O segundo lugar ficou com o varredor Francisco Lino, de 59 anos, que arrecadou 26,80 kg de lacres e ganhou um smartphone. “Fiquei satisfeito com o resultado, mas meu desejo mesmo era ganhar a TV”, comentou, bem-humorado.
O terceiro lugar arrecadou 21,25 kg de lacres e recebeu como prêmio uma bicicleta. A campanha foi considerada um sucesso por todos os envolvidos.
“A ação é fruto de uma parceria muito positiva com a Sustentare. Com o volume arrecadado, teremos material garantido para os cursos pelos próximos seis meses”, comemorou Chica Rosa, presidente da Cia do Lacre.
Desde o lançamento da gincana, em julho do ano passado, os lacres foram levados pelos garis até a sede da empresa, onde eram pesados e armazenados em urnas gigantes em formato de lacres.
A Sustentare atende as regiões de Ceilândia, Sol Nascente, Pôr do Sol, Taguatinga, Samambaia e Brazlândia.
Sobre a Cia do Lacre
Fundada em 1997, a Cia do Lacre é uma organização social que promove geração de renda por meio do artesanato sustentável para mulheres em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal.
Cerca de 150 alunas participam mensalmente de oficinas gratuitas nas regiões da Candangolândia, Ceilândia e Recanto das Emas.
Os cursos incluem crochê no lacre, bordado, corte e costura, fuxico, costura criativa e produção de sabonetes artesanais.
Após concluírem as oficinas, as participantes passam por um curso de educação financeira com foco em empreendedorismo.
A organização já lançou três marcas desenvolvidas por ex-alunas.
Veja os 3 primeiros colocados entre os garis que arrecadaram lacres na gincana e os prêmios que receberam:

