23 trabalhadores presos em mina de ouro são resgatados após 43 horas; vídeo

Foram horas de angústia, medo e incerteza. Durante quase dois dias, 23 trabalhadores colombianos ficaram presos dentro de uma mina de ouro no norte do país, após um desmoronamento. Mas nesta quarta-feira (24), após 43 horas de espera, o alívio finalmente chegou.
Os mineiros foram resgatados um a um e, a cada resgate, eram vistos aplausos, lágrimas e gritos de felicidade de parentes e vizinhos que praticamente acamparam no local.
O resgate foi na mina La Reliquia, em Antioquia, na Colômbia, onde a entrada principal havia desabado na segunda-feira devido a uma falha geomecânica. Apesar do perigo, todos os trabalhadores conseguiram sair com vida, em cenas que emocionaram não só a comunidade, mas todo o país. Assista abaixo.
O acidente
O desabamento aconteceu de forma repentina e bloqueou a saída da mina, deixando os trabalhadores sem acesso à superfície.
A Agência Nacional de Mineração da Colômbia confirmou que o colapso ocorreu por uma falha geomecânica, comum em terrenos instáveis, mas que pegou todos de surpresa.
Enquanto equipes se mobilizavam para iniciar os trabalhos de resgate, famílias se reuniram na entrada da mina. A espera foi marcada por tensão, orações e abraços de apoio. Ninguém arredou o pé até que os primeiros sinais de esperança aparecessem.
Leia mais notícia boa:
- Resgatado trabalhador perdido na Floresta Amazônica durante 12 dias
- Trabalhadores do Porto de Santos resgatam chinês à deriva no mar
- Gentileza: moradores dão carona e ajudam trabalhador cego que ia a pé ao trabalho
A operação de resgate
As equipes trabalharam sem descanso durante quase dois dias.
O esforço incluiu abrir rotas alternativas, avaliar riscos de novos desmoronamentos e manter contato constante com os mineiros presos, que demonstraram coragem e resistência durante todo o tempo.
O vídeo divulgado pela agência de mineração mostra o instante em que os primeiros trabalhadores conseguiram sair.
Escalando o poço íngreme com a ajuda de cordas, eles eram recebidos como heróis.
Cada abraço entre familiares parecia carregar a força de todas as horas de espera.
Veja como foi o resgate:
¡Segovia celebra la vida!
Tras 48 horas de operaciones ininterrumpidas en la mina La Reliquia, los 23 trabajadores atrapados fueron evacuados con vida gracias a nuestro equipo de Seguridad y Salvamento Minero, brigadistas de Aris Mining y organismos de socorro en territorio.… pic.twitter.com/EoBXbPogsT
— AgenciaNaldeMinería (@ANMColombia) September 24, 2025

Christian Bale inaugura vila para manter irmãos unidos após afastamento dos pais: US$ 22 milhões
Cachorro joga bolinha por cima do muro para brincar com motoboy no RJ e vídeo viraliza
Menina com deficiência vibra ao andar de skate adaptado em SP; vídeo
Shawn Mendes paga curso de inglês para jovem que vende bala no RJ; vídeo
Após apelo de confeiteira que não conseguia vender bolos, clientes fazem fila para comprar em BH; vídeo
Boto-fêmea encalhado durante seca do Rio Solimões é resgatado pela Defesa Civil; vídeo
Idoso dançarino de 100 anos lidera flash mob e arrecada dinheiro para pesquisa de Alzheimer
Casal de idosos do sertão descobre água em poço e comemora feito criança o fim da seca; vídeo
Elefantas pretendentes do Sandro aparecem para conhecer novo morador do santuário; vídeo
Aluna cria Instagram de Leonardo da Vinci feito de papelão e professor do MS viraliza; vídeo