Cachorro surdo adotado por família surda aprende comandos em Libras

Um cachorro surdo conquistou milhares de corações na internet após ser adotado por uma família bem especial. Antes chamado de “Cotton”, o cãozinho vivia em um abrigo do Instituto Eliseu, em Santos (SP), esperando por uma chance de ter um tutor. Hoje, com o novo nome “Zoki”, ele não só encontrou um lar cheio de amor, como também ganhou pai humanos que se comunicam com ele em Libras.
Mayara Batista Mangolin, bancária de 33 anos, e o marido, Jean Carlos Fenato de Oliveira, ambos surdos, se apaixonaram pela história de Zoki nas redes sociais. O Instituto publicava vídeos mostrando a rotina do cãozinho, e foi assim que Mayara teve certeza: aquele era o novo membro da família.
No dia 13 de setembro, eles viajaram de São Paulo até o litoral para buscá-lo em uma feira de adoção. Desde então, a vida da família mudou e a adaptação tem sido feita com muito carinho, paciência e inclusão. Nesta semana, um vídeo de Zoki viralizou nas redes sociais de tão fofo que é.
Comunicação em Libras
Por ser surdo, Zoki está aprendendo a se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais.
“Ele já entende sinais como sentar, deitar e esperar. Estamos ensinando aos poucos, com calma e muito amor”, contou Mayara.
A adaptação surpreendeu até mesmo o Instituto Eliseu, que acompanhou os primeiros treinos do cão em Libras. O vídeo mostrando o aprendizado viralizou e já soma aproximadamente 30 milhões de visualizações.
Leia mais notícia boa:
- Cão adotado salva a vida do tutor meses após ser resgatado
- Conheça Mani, o cão adotado que ajuda a desvendar crimes na polícia de SP
- Cão adotado salva família adormecida durante incêndio em casa flutuante; Vídeo
Abandonado por ser surdo
De acordo com a presidente do Instituto Eliseu, Leila Abreu, o cachorro chegou ao abrigo em setembro, levado por uma mulher que alegou tê-lo encontrado na rua. Porém, a equipe percebeu sinais de abandono.
Leila, que é especialista em comportamento animal, logo suspeitou da surdez do cão por conta de suas características físicas — pelo branco e olhos de cores diferentes. Após testes, o diagnóstico foi confirmado.
“Talvez por isso a antiga dona tenha se desfeito dele. Animais surdos precisam de uma atenção especial e muitas pessoas não têm paciência para lidar”, explicou Leila.
Adoção com amor
Mayara conta que a decisão de adotar o Zoki foi tomada de forma rápida e certeira.
“Assim que vimos o anúncio, não pensamos duas vezes. Nosso coração falou mais alto”, disse a tutora.
Foi a primeira adoção do casal, que encara a chegada de Zoki como uma grande responsabilidade, mas também como uma bênção.
O cãozinho, de cerca de 7 meses, agora recebe atenção, passeios e muito afeto.
Veja
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram