Ator brasileiro estreia nova peça em Nova York no Festival “Inferno”; 7 pecados capitais

A arte brasileira brilhando no exterior. Lembra do ator Roberto Nonato Filho, que estreou este ano em Nova York e mostramos aqui no Só Notícia Boa? O sucesso foi tanto que, quatro meses depois, o jovem talento do teatro recebeu outro convite e estreia seu novo trabalho esta semana, dia 02 de outubro, também nos Estados Unidos.
Desta vez, é um festival de curtas, intitulado “Inferno”. Trata-se de um desfile de seis peças inéditas que abordam a condição humana pela perspectiva dos sete pecados capitais.
Roberto Nonato Filho atua em duas delas: “Hell is empty” (o inferno está vazio, em tradução livre) e “On tour” (em turnê, em tradução livre). Na primeira, o demônio está no inferno fazendo uma espécie de balanço sobre as coisas que ele fez e que tiraram a humanidade do caminho certo. “Na segunda, meu personagem é o Martin, um jovem gay, que com seus vícios, mostra seus vazios emocionais e fragilidades que se encaixariam no pecado da gula, mas também, no da inveja”, disse Nonato em entrevista ao SNB.
Viagem introspectiva
O festival, na soma de todas as peças, convida o espectador a fazer uma viagem introspectiva. O roteiro desenvolve temas como infância feminina, opressão, abuso de poder, culpa, amadurecimento e injustiças do mundo. É um panorama de como esses comportamentos, que hoje poderiam parecer distantes, continuam a moldar a sociedade.
“Cada um dos sete pecados capitais pode ser compreendido como arquétipos psicológicos que guiam padrões de comportamento”, esclarece. “Ao reconhecê los, é possível ver as forças que, em silêncio, moldam as escolhas cotidianas e os conflitos internos sociais, em qualquer tempo”, analisa Nonato Filho.
“Outra questão que me fez refletir nesse roteiro, é que os pecados raramente atuam isolados; avareza pode alimentar gula, inveja pode alimentar orgulho, criando redes complexas de motivação humana. O personagem Martin é bem isso!”.
Leia mais notícia boa
- Jovem ator brasileiro estreia peça em Nova Iorque neste fim de semana
- Bruno Gagliasso fala sobre Honestino, o filme; estreia dia 9 no Festival do Rio
- Wagner Moura vence prêmio Golden Eye Award em Zurique e fica mais perto do Oscar
Esquetes curtas
Para o ator, o formato escolhido para as peças, que é de esquetes de 10 ou até 15 minutos, torna o espetáculo dinâmico e atraente. “A partir dos ensaios, a gente sente que o público pode ser surpreendido o tempo todo. Diretores e atores também experimentam uma dinâmica incomum e desafiadora, ao mesmo tempo”.
Nonato se envolveu com o tema central do festival, que é produzido pela Ryan Repertory Company, uma companhia de teatro comunitário e inclusivo para artistas que examinam questões sociais. Na matriz desse trabalho, os pecados capitais tornam-se o eixo, pois não são meros vícios, mas padrões que, se deixados sem questionamento, podem levar as pessoas a extremos.
“Reconhecê los oferece a oportunidade de transformar sombra em luz, criando um caminho mais equilibrado e consciente”, encerra o ator.
Sobre Roberto Nonato Filho
É ator e produtor teatral brasileiro, nascido em São Paulo.
Radicado em Nova Iorque, onde estuda e trabalha nas artes cênicas, estreou a peça “On The Line” em junho de 2025, como ator principal da peça.
A produção de estreia se notabiliza por ter sido realizada no nobre espaço cultural conhecido por Off-Broadway.
Este circuito cultural ganhou fama ao tornar-se cenário para expressões de mais liberdade artística, atraindo novos dramaturgos, diretores e atores. Muitos espetáculos de sucesso da Broadway começaram como produções Off-Broadway.
Veja outra foto do ator brasileiro que está brilhando em Nova York:

