Jovem vence a leucemia e descobre propósito de vida: ajudar outros pacientes

A gratidão pela vida e alegria por ter vencido a leucemia fizeram esse jovem de São Paulo ter um novo propósito: ajudar pacientes a superarem medos que ele também enfrentou.
Quando tinha apenas 27 anos, o enfermeiro Heitor Willian Campos, enfrentou o choque de receber a notícia da doença. Em vez de se entregar, ele enfrentou o medo, a angústia e a tristeza e começou a quimioterapia oral com uma fórmula sintética e condensada de vitamina A (Atra) e quimioterapia intravenosa alternada. Em agosto de 2024 veio a notícia boa: a doença entrou em remissão.
E Heitor deu uma virada: passou a trabalhar como influenciador. “Hoje eu utilizo essa influência que eu tenho nas redes sociais, com mais de 300 mil seguidores no TikTok, Instagram e em outras redes, pra falar com as pessoas sobre a realidade, que são os direitos dos pacientes e formas de encontrar qualidade de vida dentro do tratamento. Eu ajudo essas pessoas com a minha voz”, disse Heitor William Campos em entrevista ao Só Notícia Boa.
96% do corpo tomados pela doença
No início de 2021, Heitor procurou um dentista para tratar uma dor intensa e um forte sangramento na gengiva. O diagnóstico para algo que parecia simples, foi uma bomba.
Exames de imagem revelaram que ele tinha uma forma silenciosa e agressiva de câncer no sangue, a leucemia mieloide aguda (LMA). Mais que isso: a doença já estava em estado avançado, em 96% do corpo dele.
“Ouvi de colegas que, se não começasse o tratamento imediatamente, morreria em questão de dias. Aí embarquei na luta para conseguir vaga e sobreviver”, lembrou Heitor.
Leia mais notícia boa
- Fabiana Justus: quem é o doador de medula que salvou a vida dela; vídeo
- Pai que perdeu filho com leucemia já levou 100 crianças para tratamento em SP; vídeo
- Fungo mortal pode tratar a leucemia, descobrem cientistas dos EUA
A virada
Depois de receber o diagnóstico da remissão, Heitor começou a ser procurado por pessoas que passaram pelo mesmo que ele. E o jovem de São Paulo passou a acolher esses pacientes, agora como influenciador.
E eu vi de perto a força desse jovem comunicador no mês passado, durante a conferência TJCC, Todos Juntos Contra o Câncer, em São Paulo. Heitor correndo de lá pra cá, entrevistando ex-pacientes, famosos, e levando adiante a esperança que todos precisam ter nesse momento tão delicado da vida.
“Eu faço atendimento de mais de 100 pessoas que entram em contato comigo sendo um familiar, o próprio paciente, um terceiro, um amigo que queira uma dica de como tratar essa pessoa, como cuidar, como conversar com ela sobre esse assunto, que ainda é um tabu muito delicado pra sociedade”, disse.
Participa de grupo de apoio
Hoje, com 30 anos de idade, ele usa a própria imagem, a própria história, para apoiar pessoas que sequer conhece.
“Nós temos grupos de apoio com quais mais de 4 mil pessoas que fazem tratamento de leucemia, assim como eu e que todos os dias só querem saber sobre o resultado de uma medicação o efeito colateral”, contou e disse como faz:
“A gente faz uma troca de figurinhas, sempre com muita responsabilidade, pontuando sintomas… Eu sempre converso com esse paciente para que sempre fale com médico dele e que se precisar fazer uma troca ou se precisar de uma segunda opinião que ele procure também”.
Um outro olhar para a vida
E como toda pessoa que sobrevive ao câncer, Heitor lembra que começou a valorizar coisas simples da vida, após a remissão:
“Eu vejo a vida de uma outra forma hoje, os pequenos detalhes, as coisas mais simples como tomar um café da manhã em família um almoço, se reunir às vezes em casa, ver um filme, até o momento antes de me deitar, eu dou boa noite pra minha mãe todos os dias. Faz a diferença pós esse tratamento”.
E foi assim, depois de um verdadeiro tsunami pessoal, que ele descobriu um propósito de vida:
“Eu acredito que o tratamento veio pra mim como um propósito e eu nunca soube o motivo de toda aquela dor, mas hoje eu consigo colher em cada resposta boa de tratamento de um paciente, a cada melhora dentro de um tratamento, a cada vitória de outro amigo, o outro “Friend”, como nós nos chamamos”, concluiu.
Veja a comemoração do Heitor quando ele recebeu a notícia boa da remissão:
View this post on Instagram
Abaixo, Heitor entrevista Fabi Justus, que também venceu a leucemia:
View this post on Instagram