Idoso de 63, que foi catador de recicláveis, termina pós-graduação na UFBA

É de emocionar a vitória desse idoso de 63 anos, que trabalhou como catador a vida inteira, e agora terminou a pós-graduação. Seu Jeronimo Bispo dos Santos é um exemplo de superação e amor pelos estudos. Nascido em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, ele começou a trabalhar ainda criança para ajudar a mãe e precisou abandonar a escola aos 18 anos.
Mesmo diante das dificuldades, nunca deixou de sonhar com uma vida melhor por meio da educação. Anos depois, já morando em Camaçari, retomou os estudos e trilhou uma jornada admirável. E o antigo catador de materiais recicláveis, que durante décadas concilia o trabalho com os livros, acaba de realizar mais um grande feito: concluiu a pós-graduação em Gestão de Resíduos Sólidos Socialmente Integrada na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Para quem um dia recolheu papelão nas ruas e foi questionado por trabalhar como catador mesmo sendo técnico, o diploma representa mais do que um título,
Sonho da formatura
Desde pequeno, Jeronimo se encantava com as crianças que caminhavam rumo à escola. Apesar de ter começado a trabalhar aos 9 anos, nunca perdeu o gosto pelo aprendizado. Após quase duas décadas afastado das salas de aula, voltou a estudar em 1986, quando se formou técnico em Instrumentação Industrial.
O caminho foi longo. Nos anos 1990, fez um segundo curso técnico em Administração e, em 2012, concluiu a graduação em Administração pela Unifacs. Mesmo depois disso, seguiu buscando conhecimento para aprimorar o trabalho na Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), onde atua desde 1999.
Foi ali que Jeronimo uniu duas paixões: o cooperativismo e a educação. Ele passou de catador a presidente da cooperativa, sempre com o desejo de contribuir com o crescimento do grupo e com o meio ambiente.
Leia mais notícia boa:
- Jão vai pagar faculdade para Maria Solange, a brasileira reconhecida por Madonna
- Filha se forma na faculdade e leva mãe para morar com ela; nunca teve um quarto
- Pedreiro se forma em engenharia aos 61 anos e realiza sonho; muita gente ria de mim
Dedicação aos estudos
O primeiro diploma chegou após muito esforço. Ele lembra de ter passado fins de semana e feriados estudando, abrindo mão até dos momentos de lazer para se dedicar aos livros. Aos 51 anos, era o mais velho da turma, e o ritmo de aprendizado já não era o mesmo.
“Eu sabia que precisava me esforçar mais. Então, deixei as distrações de lado e fiquei em casa estudando”, relembra. A disciplina deu resultado — e a formatura foi só o começo.
Em 2023, quase dez anos depois da graduação, Jeronimo foi aprovado como bolsista na especialização da UFBA. A vaga foi conquistada após análise do currículo acadêmico e da experiência como gestor de cooperativa. Ele encarou o desafio com a mesma garra de sempre — e alcançou uma média geral de 9,5 nas disciplinas.
Mudança de vida
A especialização em Gestão de Resíduos Sólidos não veio apenas para coroar uma história de superação, mas também para fortalecer a atuação na Coopmarc. De volta à presidência da cooperativa, Jeronimo explica que agora consegue aplicar os conhecimentos técnicos e científicos na prática.
“É muito orgulho porque é muito trabalho. Agora posso falar com propriedade, como especialista, e ajudar a tratar melhor os resíduos. O curso foi riquíssimo, trouxe temas que vão da história social do lixo até cidades inteligentes”, conta emocionado.
O esforço dele também inspirou os filhos. Danilo, o mais velho, se tornou doutor em Engenharia e vive em Portugal. Já Iolanda se formou em Recursos Humanos e atua em uma grande empresa em Salvador.
Com simplicidade e sabedoria, Jeronimo resume o segredo de tanto sucesso: escolher o que é realmente importante.
“Quando queremos alguma coisa na vida, precisamos desistir daquilo que é menos importante. Porque naquele momento, escolhemos o que julgamos ser mais significativo”, disse ao Correio.

Estudante de Pernambuco tira nota máxima tira nota mil na redação do Enem
Brasileiro de 17 anos é contratado pela maior liga de beisebol do mundo
Estudante tira nota máxima na redação do Enem ao citar filme ‘Vitória’ e livro indígena
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Homem sem-teto interrompe entrevista para comemorar aposentadoria; vai sair das ruas
Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas