Cientistas criam “supermadeira” 10 vezes mais forte que o aço; e mais leve

Uma inovação que promete mudar a forma de construir casas, móveis e até edifícios acaba de chegar ao mercado. Cientistas norte-americanos desenvolveram uma supermadeira, chamada Superwood, que é até 10 vezes mais forte que o aço e seis vezes mais leve. O material acaba de ser lançado comercialmente nos Estados Unidos.
O projeto nasceu após mais de uma década de estudos sobre a estrutura da madeira e como reforçá-la sem perder as propriedades naturais. A ideia surgiu no Centro de Inovação de Materiais da Universidade de Maryland, onde o pesquisador Liangbing Hu, da empresa InventWood, buscava transformar um dos materiais mais antigos do mundo em algo tecnologicamente avançado.
Hoje, como professor da Universidade de Yale, ele conta que o produto final é tão forte que pode competir com metais e ligas estruturais usadas na engenharia. Além da alta resistência, a Superwood é mais leve e gera até 90% menos emissões de carbono na produção do que o aço, tornando-se uma alternativa mais ecológica para a construção civil e a indústria.
Como a “supermadeira” foi criada
A criação da Superwood começou com um processo químico que modifica a celulose, o principal componente das fibras vegetais e um dos biopolímeros mais abundantes da Terra. A madeira é fervida em uma mistura de água e produtos químicos, o que remove parte da lignina, substância que dá cor e rigidez natural ao material.
Depois disso, o material é prensado a quente, fazendo com que as células da madeira colapsem e fiquem extremamente compactas. Esse processo aumenta a densidade e a resistência, tornando-a mais forte que a maioria dos metais. Em apenas uma semana de tratamento, a madeira comum é transformada em um material completamente novo.
O método foi testado em 19 tipos diferentes de madeira, além do bambu, e teve sucesso em todos. A empresa afirma que o produto final é 20 vezes mais resistente que a madeira tradicional e 10 vezes mais difícil de amassar. Também é imune a fungos, insetos e tem alta resistência ao fogo.
Leia mais notícia boa:
- Pesquisadores criam super vacina que combate câncer em estágio mais avançado
- Pesquisadores descobrem múmias defumadas de 12 mil anos, mais antigas do que as do Egito
- Pesquisadores acham fóssil de tartaruga gigante de 13 milhões anos, na Amazônia
Vantagens da Superwood
De acordo com o CEO da InventWood, Alex Lau, a “Superwood parece madeira, mas é muito melhor em praticamente todos os aspectos”. A empresa já começou a produção em Frederick, Maryland, e planeja usar o material primeiro em aplicações externas, como decks e revestimentos. Em seguida, deve expandir para painéis de parede, pisos e móveis.
Entre as vantagens, estão:
- Estruturas até quatro vezes mais leves do que as atuais;
- Maior resistência a terremotos, devido à leveza;
- Redução de tempo e custo na construção;
- Durabilidade prolongada de móveis e peças estruturais.
A expectativa é que, no futuro, seja possível construir edifícios inteiros usando a Superwood, substituindo inclusive pregos e parafusos de metal. Isso poderia revolucionar a indústria da construção e reduzir significativamente o uso de aço.
Competição direta com o aço
Apesar de custar mais caro que a madeira comum, o objetivo da InventWood não é competir com ela, mas com o aço.
A empresa acredita que, com o aumento da produção, será possível atingir uma escala industrial que torne o material financeiramente competitivo.
Além disso, a pegada de carbono é muito menor: a fabricação da Superwood emite 90% menos gases de efeito estufa do que a produção de aço. Para Lau, o material representa uma nova era para a engenharia.
“O desafio não é apenas criar algo mais resistente, mas também mais sustentável”, finalizou.

Brasileiro de 17 anos é contratado pela maior liga de beisebol do mundo
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas
Mulher que morou nas ruas ganha na loteria e paga compras de estranhos em supermercado
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR