Pedreiro brasileiro de 55 anos se forma na universidade: Matemática na Construção Civil

Ele abraçou a oportunidade e venceu com muito esforço. O pedreiro brasileiro Antônio Francisco da Silva, de 55 anos, se forma em Matemática aplicada na Construção civil e o TCC dele será usado como referência para outros profissionais.
Ele concluiu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto, em Teresina (PI). Ele trabalhava durante o dia e depois ia para a faculdade.
“As aulas são à noite e eu trabalho durante o dia. Com muito esforço e me dedicando bastante, deu para conciliar estudo e trabalho. O que me motivou foi uma questão de necessidade, trabalho pesado e eu vi essa possibilidade, essa opção de me formar nessa área”, disse.
A ideia de estudar
Antônio Francisco ingressou na universidade em 2021. Ele queria aprofundar os conhecimentos que já utilizava no trabalho e analisar aplicações da matemática presentes na construção civil, como cálculos de medidas, proporções e elementos geométricos
O TCC desenvolvido por ele, explora a relação entre Matemática e Construção Civil, e mostra como conceitos matemáticos estão presentes em cálculos de medidas, proporções, geometria de estruturas e planejamento de obras.
“Estava com muita coisa na mente e, conversando com o professor Afonso, meu orientador, ele me deu essa ideia de fazer o TCC direcionado ao meu dia a dia na construção civil”. E deu certo.
Leia mais noticia boa
- Emoção: neta se forma e faz homenagem a avós que pagaram a faculdade; último boleto
- Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete fazer justiça para outras crianças
- Famosa e rica, Rayssa Leal se forma no Ensino Médio e agradece
Virou referência
Antonio Francisco foi elogiado pelos professores.
“Fiquei muito feliz pelo desenvolvimento, pelo trabalho dele, um trabalho bem genuíno, um trabalho bem dia-a-dia dele, um trabalho que dá a importância da matemática em aplicações concretas, em aplicações práticas. É um trabalho que vai ficar como referência e vai ficar para que as pessoas possam ter o uso da matemática”, disse o orientador ao Portal O Dia.
“A história do Antônio, com certeza, é uma história grandiosa. Ele teve dificuldade no curso, mas manteve força de vontade e evolução ao longo do tempo”, afirmou o coordenador do curso de Matemática do CCN/UESPI, professor Jefferson Brito.
Motivar outros alunos
O coordenador disse que o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido por Antônio vai mostrar aos outros estudantes como a matemática pode ser aplicada em contextos reais, especialmente na construção civil.
“Esse trabalho dele é bastante interessante, até para motivar os alunos que estão indo para a matemática, para perceber que realmente podemos fazer aplicações práticas. Ver essa inspiração dentro do curso ocorre em diversas situações e ajuda a motivar os nossos estudantes”.
E a alegria do pedreiro Antônio Francisco em concluir o curso com louvor foi o maior presente: “Uma alegria, satisfação e muita felicidade”, concluiu.

Aprovados no vestibular 60+ comemoraram na UNB
Outback vai realizar sonhos de crianças com doenças graves com vendas da cebola gigante
Advogada que salvou família em incêndio no prédio já está em casa; teve alta
Bombeiros encontram vivos os ciclistas desaparecidos 6 dias em trilha em SP
Wagner Moura vai fazer a nova série Star Wars, após indicação ao Oscar 2026; veja o trailer
Oscar 2026: academia divulga lista e Brasil concorre em 4 categorias com O Agente Secreto
Governo anuncia fim da cobrança de roaming para viagens entre países do Mercosul
Uber moto inova com cobertura contra chuva, para clientes não se molharem, e viraliza, vídeo
Mini gari ganha uniforme e vai ajudar coletores; vídeo
Após 70 anos junto, casal realiza o sonho de se casar
Jovem faz buzinaço para comemorar última quimio e recebe muito carinho nas ruas; vídeo