Bombeiros resgatam gatinha presa no cano com câmera de endoscopia

Foi usando uma câmera de endoscopia que agentes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo, resgatou uma gatinha, que ficou presa mais de 40 horas em um cano de uma residência.
A família não sabe exatamante como a gata foi parar na localidade. Eles passaram a ouvir os miados por volta das 5h da manhã e, como não conseguiam localizar, chamaram os bombeiros.
A notícia boa é que deu tudo certo no final! Os agentes precisaram quebrar uma parte do piso e retiraram o animal em segurança. Ainda bem!
Pedido de ajuda
O fato aconteceu na ultima quarta-feira (07) e se estendeu por quase dois dias. Ao ouvir os miados da filha felina, a tutora da gatinha, mas não conseguia identificar de onde eles vinhan.
Beatriz Iora, de 23 anos, tentou inicialmente resolver a situação por conta própria. Familiares e amigos ajudaram nas buscas, mas o som ecoava pelo encanamento e dificultava a identificação do ponto exato.
Sem sucesso, os bombeiros voluntários foram acionados ainda na quarta-feira. O início do resgate, no entanto, precisou esperar a confirmação precisa do local onde o animal estava.
Leia mais notícia boa:
- Ideia simples resgata gatinha que ficou presa 7 dias em canal de esgoto; vídeo
- Gatinha simpática desaparecida é encontrada em outro estado; fugiu em caminhão
- Graças a gatinha, jornalista descobre câncer de mama e consegue tratar a tempo; vídeo
Primeiras tentativas de resgate
Enquanto o ponto não era identificado, foram feitas tentativas para estimular a gata a se mover dentro do cano. Entre as ações, houve uso de jatos de água e oferta de sardinha.
Segundo a tutora, durante essas tentativas os miados ficaram mais frequentes, mas Mel permaneceu no mesmo local. A dificuldade principal era saber onde intervir sem causar riscos ao animal ou à estrutura da residência.
O encanamento ficava em uma área de difícil acesso, entre o quintal e uma escadaria de uma casa vizinha, o que exigia precisão antes de qualquer quebra de piso.
Câmera de endoscopia
De acordo com o bombeiro voluntário Ernesto Giugni Júnior, a equipe só ouvia o miado, sem saber exatamente onde o animal estava. “Como a gente só ouvia o miado, não sabia o local exato para quebrar o piso e fazer a retirada do animal em segurança”, explicou ao G1.
Diante disso, os voluntários iniciaram uma mobilização na internet para conseguir uma câmera de sonda. O equipamento foi encontrado em uma empresa de Salto, também no interior paulista, e levado até o local com ajuda de familiares da tutora.
Com a câmera de endoscopia, foi possível visualizar Mel dentro da tubulação e definir com precisão onde a intervenção deveria ser feita.
Resgate
Inicialmente, a entrada dos bombeiros na residência onde ficava a tubulação não foi autorizada. A liberação ocorreu após a Polícia Militar ser acionada para intermediar a situação.
Com a autorização, partes do piso e da escada precisaram ser quebradas para permitir o acesso ao encanamento. O custo dos reparos será assumido pelos tutores da gata.
Mel foi retirada do encanamento por volta das 20h40 de quinta-feira. Após o resgate, foi enrolada em um pano e levada diretamente para atendimento veterinário.
Segundo a tutora, a gata apresentava um pequeno ferimento na cabeça, além de sinais de frio e desidratação. Após avaliação, ela recebeu alta e foi liberada para se recuperar em casa.
“Agora ela está aqui com a gente. Está bem, só um pouco assustada ainda. Mas deu tudo certo”, disse Beatriz.
Ver essa foto no Instagram

Cão resgata menino com autismo perdido na neve e vira herói nos EUA
Mulher descobre que amiga de infância, por correspondência, fez o parto dos filhos dela; “boquiaberta”
Viola Davis apoia Michelle Obama nas redes, contra racismo de Trump, e vídeo bate 22 milhões
Camila Queiroz doa leite materno 1 mês após o parto e incentiva mães a salvarem bebês prematuros
Noivos vistam de surpresa avô que foi hospitalizado e não pôde ir ao casamento; vídeo
Empresário contrata o jovem que devolveu Pix de R$ 200 mil enviado por engano em Goiânia
A história incrível do filho de pedreiro aprovado em 1º lugar em Medicina na USP; sem computador
Filha que foi ao bar do pai contar que foi aprovada em 1º lugar em Medicina fica famosa na cidade; vídeo
Sai concurso para delegado da PCDF; salário R$ 26,6 mil
Nova vacina experimental contra HIV, em dose única, ensina o corpo a se defender da doença; pesquisa
Cachorrinho resgatado salva peixe preso e leva para correnteza de rio; vídeo
Professor salva motoboy que estava sendo arrastado por enxurrada, vídeo