Só Notícia Boa
Comercial

Marido salva esposa com parada cardíaca; quase morreu no banco de trás do carro

Rinaldo de Oliveira
29 / 01 / 2026 às 11 : 36
Após aprender na TV a fazer reanimação cardiopulmonar, Paul, o marido salva esposa que teve parada cardíaca no carro enquanto viajavam, na Inglaterra. - Fotos: Paul Cutler/SWNS
Após aprender na TV a fazer reanimação cardiopulmonar, Paul, o marido salva esposa que teve parada cardíaca no carro enquanto viajavam, na Inglaterra. - Fotos: Paul Cutler/SWNS

Veja a importância do conhecimento. Um marido salva a esposa, que teve parada cardíaca quando eles viajavam de carro, graças a um programa de TV que ensinou a fazer reanimação cardiopulmonar (RCP).

Paul, de 64 anos, olhou para o banco do passageiro e viu que a companheira, Suzanne, de 57 anos, “apagou” e estava ficando com os lábios roxos. “Estávamos dirigindo alegremente quando, de repente, olhei e vi Suzanne praticamente sem vida. Achei que ela estava morta. Meu mundo desabou”, contou.

Imediatamente, ele arrastou a mulher para o lado de fora do carro e conseguiu manter o fluxo de oxigênio no cérebro dela, até a chegada da equipe de socorro. Felizmente ela sobreviveu e já teve alta do hospital, após 25 dias internada.

Comercial

Como aconteceu

A parada cardíaca aconteceu em dezembro, quando Paul Cutler, viajava de Wirral para a casa da família em Kent, na Inglaterra. Paul, que é ex-prefeito e vereador do Conselho Municipal de Dartford, contou que fez RCP durante 5 minutos na esposa, até a chegada do helicóptero de resgate. Os paramédicos usaram um desfibrilador para reanimar Suzanne e, após três tentativas, eles conseguiram reanimar a mulher e a levaram às pressas para o Hospital Wythenshawe.

“Uma das coisas de que me lembro muito bem é o desespero de estarmos sozinhos à beira da estrada, com os carros e caminhões passando em alta velocidade e ninguém vindo nos ajudar. Pensamos que a tínhamos perdido. Ela ficou clinicamente morta por cinco minutos. Quando ouvi que ela tinha pulso, fiquei extremamente feliz”, disse à SWNS.

Suzanne, que trabalha em uma empresa de contabilidade, foi colocada em coma induzido. Os médicos temiam que ela pudesse sofrer danos cerebrais, mas felizmente ela se recuperou bem. Depois de quase 1 mês, ela teve alta do hospital.

Leia mais notícia boa sobre heróis sem capa

O motivo do problema no coração

Suzanne teve câncer de mama em 2020, fez uma mastectomia e parte do tratamento causou danos ao coração dela. Ela tinha uma vida praticamente “normal” antes de sofrer a devastadora parada cardíaca.

Mãe de quatro filhos, ela foi submetida a um implante de cardioversor-desfibrilador para monitorar seu coração e aplicar um choque, se necessário.

Incentivo para aprender RCP

Paul agora está incentivando outras pessoas a assistirem a tutoriais de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) para que também possam salvar vidas.

Ele disse: “A reanimação cardiopulmonar foi o que manteve o oxigênio chegando ao cérebro e aos órgãos dela. Não estou dizendo que sou superinteligente, mas gostaríamos que outras pessoas soubessem disso.”

“Queremos tentar conscientizar as pessoas, porque ninguém com quem converso parece saber o que fazer e com que rapidez é preciso agir antes que alguém morra.”

“Apenas algumas pessoas assistindo a um vídeo podem salvar algumas vidas no futuro”, concluiu.

Passado o susto, a família de Paul e Suzanne está reunida novamente.-  Foto: Paul Cutler/SWNS
Passado o susto, a família de Paul e Suzanne está reunida novamente.- Foto: Paul Cutler/SWNS
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial
Marido salva esposa com parada cardíaca; quase morreu no banco de trás do carro | Só Notícia Boa