Dra. Tatiana da Polilaminina estará no Roda Viva, na estreia de Ernesto Paglia, nesta segunda-feira

Oportunidade para ver e ouvir essa brasileira brilhante falando ao vivo. A Dra. Tatiana Sampaio, que desenvolveu a polilaminina, estará no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, nesta segunda, 23 de fevereiro, com transmissão ao vivo para todo o Brasil.
O programa especial marca a estreia do jornalista Ernesto Paglia, que durante 43 anos foi repórter e correspondente internacional da TV Globo. Ele estará no comando do Roda Viva, que completa 40 anos no ar, em grande estilo.
A pesquisadora da UFRJ será entrevistada por Paglia e um time de jornalistas especializados para falar da maior descoberta do século, que ainda está na fase 1 de testes da Anvisa, mas já fez vários paraplégicos e tetraplégicos voltarem a se mexer, andar e a ter sensibilidade no corpo.
O que a dra. Tatiana Sampaio vai falar
Líder da pesquisa sobre a polilaminina, a cientista Tatiana Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai explicar como funciona a promissora molécula, que se tornou esperança para reverter paralisias por lesão na medula e já fez um tetraplégico voltar a andar e vários outros estão em processo de evolução.
A descoberta da bióloga é resultado de quase 30 anos de pesquisa sobre a polilaminina, versão recriada em laboratório da laminina, proteína produzida naturalmente pelo corpo e que ajuda os neurônios a se conectarem.
Ela vai falar dos avanços e os desafios desse remédio revolucionário, que certamente será um marco na história da medicina mundial, após resultados promissores e autorização da Anvisa para testes clínicos.
Leia mais sobre a polilaminina
- Paraplégico fica de pé pela primeira vez 1 mês após injeção da polilaminina; vídeo
- Primeiro tetraplégico que voltou a andar com a polilaminina levanta 20kg na academia; vídeo
- Prêmio Nobel de Medicina para a Dra. Tatiana Sampaio, da Polilaminina; campanha aberta
Os convidados do programa
Segundo a emissora, o Roda Viva contará com uma bancada maior, com seis jornalistas convidados, de vários veículos de comunicação: Carol Marcelino – jornalista de Saúde; Fabiana Cambricoli- repórter especial do Estadão; Jairo Marques – jornalista da Folha de S.Paulo; Lúcia Helena de Oliveira – colunista do UOL; Mariana Varella – editora-chefe do portal Dráuzio e doutoranda em Saúde Global pela Faculdade de Saúde Pública da USP; e Rafael Garcia – repórter de Ciência do jornal O Globo.
“A novidade é que haverá a interação do público, que terá a oportunidade de enviar perguntas durante a entrevista, por meio do WhatsApp”, informou a TV Cultura.
O Roda Viva com a dra. Tatiana Sampaio será nesta segunda, a partir das 22h, na TV Cultura de São Paulo, com transmissão simultânea no YouTube e site da emissora.
Imperdível!

João Gomes faz homenagem à doutora Tatiana da polilaminina em show no Rio; vídeo
Príncipe William mandou R$ 7 milhões para reflorestar a floresta Amazônica
Paraplégico fica de pé pela primeira vez 1 mês após injeção da polilaminina; vídeo
Vacina contra dependência de crack e cocaína: Brasil vai começar testes em humanos
Deputada pede afastamento dos desembargadores que inocentaram homem de 35 que abusou de menina de 12
Brasileiro de 15 anos é ouro na Olimpíada de Astronomia nos EUA
Amizade genuína de jovem com idoso de 91 anos começou por ato de bondade
Veja 6 brasileiros que estão mudando o mundo e nos enchendo de orgulho
Professora ganha prêmio de US$ 1 milhão por transformar favelas em 800 salas de aula
União deverá bancar 80% dos remédios contra câncer no SUS, determina o STF
Após show, Thiago Aquino resgata e adota filhote de cachorro abandonado na estrada; vídeo
Pesquisadores brasileiros desenvolvem moléculas que matam câncer cerebral