Rebeca Andrade é tricampeã mundial no salto após pausa para cuidar da saúde; vídeo

Ela voltou e voltou com tudo! Rebeca Andrade, de 27 anos, conquistou neste sábado (24) a medalha de ouro no salto do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em Roterdã, na Holanda. A brasileira se tornou tricampeã mundial do aparelho e chegou à décima medalha em Mundiais. A conquista teve um significado especial: veio depois do período de afastamento dela das competições para cuidar da saúde física e mental.
Rebeca somou 14,466 pontos na final, superando duas norte-americanas: Claire Pease, que ficou com a prata, com 14,233, e Skye Blakely, bronze, com 14,166. Da arquibancada, Simone Biles, uma das maiores estrelas da história da ginástica, acompanhou a apresentação da brasileira.
“Não fiz os saltos mais difíceis da minha carreira, mas isso foi suficiente para ganhar o ouro e estou satisfeita”, comemorou Rebeca, em entrevista à Globo. A declaração resume uma vitória importante na trajetória da atleta: depois de enfrentar cinco cirurgias no joelho, ela passou a priorizar a saúde e a preservação do corpo.
Rebeca Andrade faz história mais uma vez
O título deste sábado foi o terceiro de Rebeca no salto em Campeonatos Mundiais. Ela já havia conquistado o ouro em 2021, no Japão, e em 2023, na Bélgica. Com o resultado, a ginasta se tornou a primeira brasileira a vencer três vezes uma mesma prova em Mundiais de ginástica artística.
Na história da competição, apenas a chinesa Cheng Fei havia conquistado três títulos mundiais no salto. Rebeca agora soma dez medalhas em Campeonatos Mundiais: quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes.
Ela também é a maior medalhista olímpica da história do Brasil, com seis medalhas: dois ouros, três pratas e um bronze.
Leia mais notícia boa
- Alok pede transporte para indígenas votarem e Justiça Federal determina viagens gratuitas
- Veja como votar com o e-Título e consultar o local de votação antes de sair de casa
- Flávio faz ataque capacitista a Lula no debate da Globo e é obrigado a se desculpar em público: vídeo
A pausa para cuidar da saúde
A vitória ganha ainda mais importância quando se olha para o caminho percorrido pela brasileira. Depois dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, Rebeca decidiu diminuir o ritmo das competições. Ela não disputou o Mundial de 2025 e dedicou parte do período à recuperação física e mental.
A ginasta já passou por cinco cirurgias no joelho e precisou adaptar a rotina para continuar competindo em alto nível. Em agosto de 2025, anunciou que não voltaria a disputar o solo, aparelho no qual conquistou o ouro olímpico em Paris.
A decisão foi tomada para reduzir o impacto sobre os joelhos e prolongar a carreira. “Não quero mais fazer solo, mantenho meu pensamento. Escolho respeitar isso e acho que tenho direito de respeitar isso também”, afirmou Rebeca após a conquista deste sábado.
Dois saltos e mais um ouro para o Brasil
Rebeca chegou à final com a melhor pontuação da fase classificatória. Na disputa pelo título, começou com um Yurchenko com dupla pirueta e recebeu 14,400 pontos. No segundo salto, executou o Lopez e conseguiu 14,133.
Com a bonificação prevista pelas regras, a média final chegou a 14,466. Mesmo sem apresentar os saltos de maior dificuldade da carreira, Rebeca conseguiu superar as adversárias pela qualidade da execução.
A vitória também marcou o retorno do Brasil ao pódio de um Campeonato Mundial depois da ausência de medalhas na edição de 2025.
Simone Biles acompanhou a conquista
Um detalhe especial da final foi a presença de Simone Biles na arquibancada. A norte-americana, que soma 30 medalhas em Mundiais e 11 em Jogos Olímpicos, esteve em Roterdã como convidada de honra.
Biles não disputou o campeonato, mas acompanhou a apresentação da amiga brasileira, com quem protagonizou momentos históricos nos Jogos de Paris.
A conquista deste sábado também coloca Rebeca entre as dez atletas com mais medalhas individuais na história dos Mundiais de ginástica artística.
Próximo desafio
Rebeca já pensa nos próximos objetivos da carreira, especialmente no ciclo para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
E o Brasil ainda poderá conquistar outra medalha no Mundial de Roterdã.
Flávia Saraiva disputará a final da trave neste domingo (25), a partir das 10h, pelo horário de Brasília.
Assista ao vídeo e a entrevista de Rebeca Andrade, nossa tricampeã mundial:
View this post on Instagram
Ver esse post no Instagram

Alok pede transporte para indígenas votarem e Justiça Federal determina viagens gratuitas
Veja como votar com o e-Título e consultar o local de votação antes de sair de casa
Quem mentiu mais no debate da Globo: Flávio teve mais declarações falsas do que Lula, dizem agências
Flávio faz ataque capacitista a Lula no debate da Globo e é obrigado a se desculpar em público: vídeo
Mega-Sena sorteia R$ 230 milhões neste sábado; veja até que horas apostar
Policial arrisca a vida e salva menina de 4 anos pendurada em fios elétricos após queda; vídeo
Vizinhos salvam menina de 3 anos pendurada no 12º andar de prédio na China; vídeo
Repórter salva motorista em carro que afundava em enchente na Austrália; vídeo
Desconhecidos salvam corredora que teve parada cardíaca, ela reencontra os heróis e agradece
Anvisa aprova novo medicamento contra câncer de pulmão avançado: age diretamente nas células doentes
Filme “Minha Melhor Amiga” ultrapassa “Ainda Estou Aqui” e bate recorde de público
Estudantes de escola pública criam aplicativo que ajuda crianças a se comunicar e ganham prêmio nacional