Padre e ex-traficante unidos recuperaram 14 mil dependentes químicos

A união de um padre e um ex-traficante já ajudou quase 20 mil dependentes químicos que foram acolhidos pela Fazenda da Paz, em Teresina, no Piauí.
Dessas, 69% tiveram êxito na recuperação – quase 14 mil pessoas – e 50% foram encaminhadas ao mercado de trabalho, nesses 26 anos da parceria que deu certo.
“A proposta da Fazenda da Paz é atender às pessoas e ser um local em que todos possam ser acolhidos, do mais rico ao mais pobre, igualmente”, explicou Célio Luiz Barbosa, coordenador geral da Fazenda da Paz. (vídeo abaixo)
“Só se é um bom guia, quando já se passou pelo caminho”. Essa frase resume como Célio Luiz Barboza se tornou uns dos grandes líderes da Fazenda da Paz.
Junto com o padre Pedro Balzi ele construiu o lugar que acolhe, instrui e cuida daqueles que querem sair do mundo das drogas e da criminalidade, contando com a ajuda das comunidades terapêuticas.
Ex-traficante
Célio é um mineiro de classe média, criado com acesso ao básico de toda criança como família, educação, religião e amor.
Ele se desvirtuou com 11 anos de idade, quando conheceu pela primeira vez o mundo das drogas. Um primeiro passo que o guiou por um longo, escuro e horroroso caminho.
Aos poucos, Célio cresceu dentro da comunidade do crime, se tornou um dos maiores traficantes da região e era temido até pela polícia.
Poder, dinheiro e fama ele tinha de sobra. Tudo isso conquistado com muita maldade, frieza e até tortura.
As escolhas dele o guiaram para um caminho que, por muitas vezes, pensou ser irreversível, até que algo maior e mais doloroso do que qualquer coisa que ele já tivesse vivido, aconteceu. A morte do irmão dele.
Para Célio restaram três opções: “muda, se muda, ou morre”.
Foi nesse contexto que ele conheceu a segunda comunidade terapêutica do Brasil e começou o processo de reestabelecer sua vida com um novo olhar, uma nova perspectiva completamente diferente de tudo que ele já tinha vivido.
O padre
Quando entrou nesse novo mundo, ele se casou e viajou para o Piauí com o cunhado. Em Teresina, Célio conheceu padre Pedro, que rezava durante um ano na intenção de construir uma comunidade terapêutica na região.
Naquele momento dois caminhos e dois propósitos se encontraram.
Padre Pedro, com o desejo de transformar vidas e Célio com a experiência e o conhecimento sobre os processos. E, assim, nasceu a Fazenda da Paz.
A obra
“Fomos construindo passo a passo, aprendendo e a família cresceu. O primeiro que chegou nos ajudou a construir a estrada de acesso na foice e no machado. Outro ajudou a abrir o terreno, onde hoje é a nossa casa. Cada um ensinou o que sabia. Foi essa convivência entre pares que construiu a grande comunidade que é Fazenda da Paz”, afirma Célio, com o coração cheio de gratidão e olho transbordando orgulho.
O que começou em uma casa de taipa de 20 metros quadrados, abrigando 12 pessoas, em 1995, hoje já atendeu mais de trinta mil pessoas nas suas unidades e chegou a acolher quase 20 mil pessoas.
Lá eles também aprendem novas profissões, como na área de informática, para recomeçar a vida com foco.
Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos – parceiros do SóNotíciaBoa – conheceram de perto a Fazenda da Paz e se encantaram com o trabalho.
“É extraordinário ver que as pessoas conseguem sim mudar, mesmo que o mundo inteiro diga não. É incrível enxergar a magnitude dos encontros e a força da união de propósitos. A sinergia e a vontade de fazer o bem que Célio e padre Pedro têm transformou a vida e a realidade de muita gente!” disseram Iara e Eduardo.
Assista ao vídeo:
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com Caçadores de Bons Exemplos

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal