Filho doa córnea para a mãe e ela volta a enxergar, na Paraíba

Que história linda de amor em família! Um filho doou a própria córnea para a mãe e ela voltou a enxergar. Os dois são de Itaporanga, um município no interior da Paraíba.
O transplante da empresária Maria Lopes de Souza foi feito na Clínica-Escola da Unifacisa e o filho que ajudou a mãe é o Emanuel de Sousa Alves, de 19 anos.
“Pela minha mãe eu daria a vida, uma pequena parte do meu olho não é nada demais para mim, mas para ela foi muito importante, afirmou Emanuel.
Maria Lopes tinha um problema na visão em que a córnea, dos dois olhos, estava coberta por uma membrana vascularizada e impedia que ela enxergasse.
Procedimento raro
O procedimento é considerado raro e para ter sucesso precisou ser precedido de outro transplante, o de células tronco do limbo da conjuntiva, de um paciente que precisava ser compatível com ela.
“Foi preciso fazer anteriormente o transplante de células-tronco, com a retirada da conjuntiva do filho, para poder preparar para o transplante, porque não havia condições antes da superfície receber a córnea”, explicou o oftalmologista Diego Gadelha.
Mãe e filho viajaram cerca de 8 horas, entre idas e vindas para Campina Grande, em busca do tratamento, conduzido pelo oftalmologista Diego Gadelha.
O primeiro procedimento foi realizado seis dias antes do transplante de córnea, no Hospital da Visão do grupo Unifacisa, em Campina Grande.
Após a primeira cirurgia, foi realizado o cadastro de Maria Lopes junto à Central Estadual de Transplantes como receptora de córneas, com pedido de prioridade.
Já voltou a enxergar
A cirurgia foi no dia 17 de Junho e no primeiro retorno dela, na última quinta-feira, 01, Maria Lopes já contou que já estava enxergando.
“O processo de recuperação é um pouco lento, mas ela já está melhorando e a expectativa é de que ela evolua ainda mais”, contou o filho.
O médico também comemorou o resultado:
“Para nós é uma satisfação muito grande fazer esse tipo de cirurgia. São exemplos como esse, em meio a tudo que estamos vivendo, um filho praticando esse ato de amor, ajudando a mãe em uma cirurgia como essa, mostra que ainda há esperança”, comentou o médico Diego Gadelha.
Com informações da Unifacisa

Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas
Mulher que morou nas ruas ganha na loteria e paga compras de estranhos em supermercado
Como Matt Damon ajudou o amigo Ben Affleck durante vício e divórcios
Bombeiros resgatam gatinha presa no cano com câmera de endoscopia
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Homem sem-teto interrompe entrevista para comemorar aposentadoria; vai sair das ruas
Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo