Troy Kotsur é o 1º ator surdo a ganhar Oscar de Melhor Ator Coadjuvante

Pela primeira vez na história do Oscar, um ator surdo sobe ao palco para receber a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante. Troy Kotsur interpretou Frank Rossi em ‘No Ritmo do Coração’.
“É incrível estar aqui. Não consigo acreditar que estou aqui”, expressou o artista, em um discurso emocionado. Entre os concorrentes para o prêmio, estavam Ciarán Hinds, Jesse Plemons, J.K. Simmons e Kodi Smit-McPhee.
Além disso, ‘No ritmo do coração’ ganhou o Oscar de melhor filme com a novidade de que a categoria vai para plataforma de streaming pela 1ª vez.
Emoção no cinema
No filme, o pescador Frank Rossi nunca entendeu a paixão da filha pela música. Um dia, ao ver a jovem ser aplaudida após uma apresentação, ele começa a mudar de perspectiva.
Frank coloca as mãos no pescoço da filha e pede que ela cante o mais alto possível, para que possa sentir a vibração das cordas vocais.
A cena é uma das mais emocionantes do filme e rendeu inúmeros elogios para Troy, que interpretou divinamente.
Discurso
Como esperado, Troy fez o discurso todo na língua de sinais e foi traduzido por um intérprete. O ator se emocionou e agradeceu aos pais por ter chegado onde chegou.
Ele explicou que acena icônica de Frank é uma reprodução da vida real. Troy tem uma filha que também toca e, por muito tempo, ele não compreendia a relação da jovem com a música.
Eu sempre vi minha filha tocando piano. Uma vez, por curiosidade, fui até ela, coloquei minha mão no instrumento para sentir a vibração e nós tivemos essa conexão”, explicou.
Representatividade
Em 94 anos de Oscar, esta é a segunda vez que um ator surdo recebe a indicação. Em algumas críticas sobre o filme, levantou-se a reflexão para algumas questões envolvendo a visibilidade da comunidade surda.
“Ser indicado e receber prêmio, torna-se histórico. Muitas gerações podem olhar para trás e ver isso como um momento de destaque. ‘Filhos do silêncio’ foi o primeiro e esperamos que ‘No ritmo do coração’ seja o segundo [premiado]. Depois que eu estiver morto e enterrado, gostaria de ter esse legado”, disse Troy em entrevista.
Com informações de R7

Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Burger King contrata Roberto, abandonado no Pico Paraná, para campanha sobre amizade
Como Matt Damon ajudou o amigo Ben Affleck durante vício e divórcios
Cachorro mais inteligente reconhece 200 brinquedos pelo nome
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas
Garoto brasileiro cria bomba eólica barata para levar água a famílias do Nordeste e ganha prêmios
Mulher que morou nas ruas ganha na loteria e paga compras de estranhos em supermercado