Células-tronco contra a Leucemia: descoberta célula rara que regenera o sistema sanguíneo

celulas-tronco_1
Comercial
A descoberta, publicada na revista Science de ontem, demorou 23 anos, quando cientistas do Canadá, implantaram pela primeira vez células-tronco sanguíneas humanas em ratos com Leucemia.
Agora, ainda procurando a cura da doença, eles encontraram uma rara Célula Humana Hematopoética , CTH, capaz de regenerar todo o sistema sanguíneo. Além de se dividir e autorrenovar diversas vezes, quando ficam maduras essas células se especializam no tecido do sangue e nos componentes do sistema imunológico.
A descoberta abre portas para a geração de quantidades suficientes de células-tronco que permitam um transplante sem rejeições. É uma técnica promissora para a medicina regenerativa, segundo os médicos.
As células raras são encontradas na medula óssea, no sangue periférico, ou no cordão umbilical, de onde os cientistas canadenses tiraram o material para a pesquisa.
O próximo é unir os avanços para chegar a um tratamento realmente eficaz contra a Leucemia, o que ainda pode demorar décadas, admite John Dick, do Instituto do Câncer de Ontario e do Centro de Medicina Regenerativa McEwen, no Canadá.
Só nos resta aguardar então, e torcer para que o melhor aconteça o mais rápido possível!
Detalhes no Correio Braziliense.

Butantan amplia para 10 cidades a aplicação da vacina contra chikungunya
Polilaminina será distribuída pelo SUS, após aprovação da Anvisa, diz dra. Tatiana Sampaio
Repórter cadeirante entrevista Dra. Tatiana Sampaio sobre a polilaminina e abraço emociona; vídeo
Dra. Tatiana da Polilaminina estará no Roda Viva, na estreia de Ernesto Paglia, nesta segunda-feira
Paraplégico fica de pé pela primeira vez 1 mês após injeção da polilaminina; vídeo
Vacina contra dependência de crack e cocaína: Brasil vai começar testes em humanos
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões