Novidade: sou seu parente!

CarlSaganInMemo06
Comercial
“Todo o mundo tem dois pais, quatro avós, oito bisavós, dezesseis trisavôs etc. A cada geração que retrocedemos, temos duas vezes mais antepassados em linha direta. Pode-se ver que é um problema muito semelhante ao do Tabuleiro de Xadrez Persa. Se cada geração tem, vamos dizer, 25 anos, 64 gerações atrás equivalem a 64 x 25
= 1600 anos atrás, isto é, pouco antes da queda do Império Romano. Assim, cada um de nós que está vivo hoje tinha, no ano 400,uns 18,5 quintilhões de ancestrais – ou é o que parece. E isso sem falar dos parentes colaterais.
Mas é muito mais que a população da Terra, então ou agora; é muito mais que o número total de seres humanos
que já viveram. Alguma coisa está errada com o nosso cálculo. O quê?
Bem, supusemos que todos esses ancestrais em linha direta fossem pessoas diferentes. Mas, claro, não é o caso. O mesmo ancestral está relacionado conosco por muitas linhas diferentes. Somos repetida e multiplamente ligados a cada um de nossos parentes – um imenso número de vezes no caso dos parentes mais distantes. Algo parecido vale para toda a população humana. Se retrocedermos o bastante, quaisquer duas pessoas sobre a Terra têm um ancestral comum!”
Extraído do livro “Bilhões e Bilhões”, de Carl Sagan, que estou lendo atualmente.
A lógica do saudoso Carl Sagan acima é perfeita e pararmos para analisar…
Se somos todos parentes, para que preconceito?
Para fechar mais um pensamento dele:
“Os velhos apelos ao chauvinismo racial, sexual e religioso, ao fervor nacionalista rábido, estão começando a falhar. Uma nova consciência está se desenvolvendo, que vê a Terra como um único organismo, e reconhece que um organismo em guerra consigo mesmo está condenado. Nós somos um planeta.”
Gerson Belchior