Só Notícia Boa
Comercial

Remédio usado contra Diabetes ajuda também a emagrecer

Rinaldo de Oliveira
16 / 09 / 2011 às 00 : 00
revista_veja
revista_veja
Comercial

Ontem assisti ao Ratinho, no SBT e fiquei surpresa com a repercussão da reportagem de capa da Revista Veja sobre um novo medicamento usado pra diabetes que está fazendo milagres no combate à obesidade.
Trata-se do Victoza, nome comercial do liraglutida, que está sendo usado também pelas pessoas que não tem diabetes.
Fabricada no laboratório Novo Nordisk, a droga foi lançada na Europa e Estados Unidos em 2009 e 2010 e há três meses no Brasil.
Apesar da liraglutida ser aplicada no tratamento do diabetes tipo 2, também está sendo receitada pelos endocrinologistas, numa prática conhecida como off-label. Resultado: o estoque de um mês no país está sendo renovado em apenas uma semana de comercialização.
A eficácia está fazendo com o que o laboratório peça a aprovação do medicamento também como emagrecedor.
A Anvisa, no entanto, desaconselha o uso como emagrecedor, pois não há comprovação da eficácia, nem dos efeitos colaterais.
A pedido da Veja o endocrinologista Antônio Carlos do Nascimento fez um teste e 3 projeções. com pessoa com sobrepeso. em 5 meses de uso do medicamento: na primeira só com o remédio a perda foi de 7 kg.
A droga + dieta equilibrada (800 calorias diárias) resultou numa perda de 10 kg.
E e a última o remédio + dieta + Ginástica levou a uma redução de 12 kg.
A boa notícia é que a experiência ainda resultou em significativa queda na pressão arterial e no risco de infarto.
A revista cita o estudo realizado pelo International Journal of Obesity que mostra que o medicamento não só não faz mal ao coração, como provoca baixas nos índices de pressão arterial. O estudo cita ainda que o liraglutida não afeta a atividade cerebral, apenas imita uma substancia já existente no organismo.
Quantos aos efeitos colaterais, os pacientes queixaram-se de náuseas e dores de cabeça.
Há casos ainda mais animadores em consultórios de endocrinologia, onde pacientes emagreceram 12 quilos em apenas dois meses.
É claro que os interessados não devem sair correndo pra experimentar tudo que vêem, mas vamos lembrar casos de medicamentos que ao serem usados pra um motivo acabaram ajudando na cura de outras doenças.
Caso do Viagra e também do Propécia, este último usado no tratamento do câncer de próstata, posteriormente utilizado no combate a calvície.
Remédio é sempre remédio e tem contra-indicações. O ideal é sempre o equilíbrio.
Tanto que o mais surpreendente foi ao final do programa do Ratinho, sempre na esculhambação, mas,  com a presença do endócrino falando exatamente do equilíbrio das dietas e ainda citando a mais recente pesquisa de Harvard sobre a alimentação saudável e balanceada, houve um depoimento emocionante de uma ex-gordinha que perdeu 75 quilos sem cirurgia bariátrica: com alimentação saudável, exercícios e como ela mesma disse, ” um dia de cada vez!”
Incrível.
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial