Surdos: estudantes criam aplicativo que traduz LIBRAS no celular

libras
Comercial
Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenveram um aplicativo de celular para melhorar a comunicação de deficientes auditivos.
Ele consegue traduzir a língua dos sinais brasileira, LIBRAS, para o português falado e vice-versa.Simplificando funciona da seguinte forma:
- a câmera do celular identifica os sinais realizados pelo deficiente e traduz em voz (no caso, em português),
- o interlocutor fala normalmente em português no celular e o sistema converte para a linguagem de sinais.
O aplicativo está em fase de aperfeiçoamento e, em até dois anos, já deverá ser disponibilizado em lojas virtuais, com custo estimado em 10 dólares,
Os estudantes que desenvolveram o aplicativo ficaram em segundo lugar na edição deste ano do Imagine Cup, realizada em Nova York.
Detalhes na página da UFPE.
Nossa homenagem no dia nacional dos surdos, 26 de setembro.
Gerson Belchior

Forró é declarado patrimônio imaterial pelo Iphan
Cão que salvou menino em estado grave concorre a prêmio
Pai dá curso de penteados para ficar mais com a filha e atrai outros pais
Voo atrasou? Aeroporto tem cabines com cama para tirar uma soneca
Novo medicamento bloqueia esclerose múltipla durante 48 semanas
Vídeo mostra amor improvável entre filhotes de cão e gato. Assista!
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões