Só Notícia Boa
Comercial

Investigação da ditadura: Comissão da Verdade é aprovada no Senado

Rinaldo de Oliveira
27 / 10 / 2011 às 00 : 00
Comisso-da-Verdade1
Comisso-da-Verdade1
Comercial

Talvez em breve o povo brasileiro poderá conhecer de fato a sua história misteriosa enterrada nos porões da ditadura militar.
A polêmica Comissão da Verdade foi aprovada na noite desta quarta-feira no Senado.
A Comissão, proposta em 2009 pela Presidência, vai para apurar violações aos direitos humanos que aconteceram entre 1946 e 1988, período que inclui 2 ditaduras militares que o Brasil sofreu.
O grupo será formado por 14 funcionários. Eles não poderão ser ligados a governos, partidos políticos, nem a pessoas envolvidas nos crimes da ditura.
Sete deles terão que ser “de nacionalidade brasileira, designados pelo Presidente da República, com base em critérios como o da pluralidade, reconhecimento de idoneidade e de conduta ética e por defesa da democracia, da institucionalidade constitucional e dos direitos humanos
A Comissão não terá poderes para punir agentes da ditadura.
As investigações incluem apenas a apuração de autoria de crimes como tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres, perdoados com a Lei da Anistia, de 1979.
O grupo de trabalho terá dois anos para produzir um relatório, com conclusões e recomendações sobre os crimes cometidos. 
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, afirmou também que somente agora as famílias de pessoas mortas e desaparecidas durante o período conhecerão a “verdade real” sobre o que aconteceu com seus familiares.
“É uma vitória histórica e inaugura uma nova etapa desde a redemocratização. É um tributo aos que lutaram pela democracia, oferecendo até suas vidas”, disse. “É principalmente o compromisso do Estado brasileiro de nunca mais usar métodos violentos e obscuros contra seus cidadãos”.
Detalhes no G1.

 

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial