Fonte da juventude: cientistas conseguem reverter envelhecimento de células

celulas
Comercial
Cientistas franceses conseguiram recuperar a juventude de células de doadores centenários.
Eles reprogramaram-nas até o estágio de células-tronco, e demonstraram assim que o processo de envelhecimento é reversível.
Os cientistas primeiro multiplicaram células da pele (fibroblastos) de um doador de 74 anos para alcançar a senescência, caracterizada pela suspensão da proliferação celular.
Em seguida, eles fizeram a reprogramação in vitro destas células, com um novo ‘coquetel’ com seis ingredientes genéticos.
As células senescentes reprogramadas recuperaram as características das células-tronco pluripotentes de tipo embrionário, sem conservar vestígios de seu envelhecimento anterior.
A descoberta marca uma nova etapa na direção da medicina regenerativa, para o uso de células reprogramadas para reparar órgãos, ou tecidos, em pacientes idosos, segundo o cientista Jean-Marc Lemaitre,
do Instituto de Genômica Funcional (Inserm/CNRS/Université de Montpellier),
A reprogramação a partir de células adultas também evita críticas ao uso de células-tronco extraídas de embriões.
Os Trabalhos sobre a possibilidade de apagar as marcas do envelhecimento celular foram publicados na edição desta terça-feira da revista especializada Genes & Development.
Até agora, a reprogramação de células adultas tinha um limite, a senescência, última etapa do envelhecimento celular. acaba de superar este limite.
Detalhes na Veja.