Cuba cria vacina contra câncer de pulmão avançado

pulmao
Comercial
Cuba registrou a primeira vacina terapêutica do mundom contra o câncer de pulmão avançado.
A vacina chama-se CimaVax EGF e mais de mil pacientes já foram tratados com ela.
A vacina não acaba totalmente com a doença, mas oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma “doença crônica controlável”, segundo a responsável pelo projeto no CIM, Centro de Imunologia Molecular, de Havana, Gisela González.
“A vacina é baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular, que quando há câncer estão descontrolados”, detalhou.
A vacina se aplica quando o paciente conclui o tratamento com radioterapias e quimioterapias e é considerada “terminal sem alternativa terapêutica”, porque ajuda a “controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada”, precisou.
Além disso, pode ser utilizada como um tratamento “crônico que aumenta as expectativas e a qualidade de vida do paciente”.
Agora avalia-se uma forma de empregar os princípios da CimaVax EGF em tratamentos contra outros tumores como os de próstata, útero e mamas.
Detalhes na Folha.

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara