Quem diria? A maçā, além de saborosa e refrescante, também é boa contra o Mal de Alzheimer, a forma mais comum de demência nos dias atuais.
Estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, no Journal of Alzheimer’s Disease, demonstrou que ratos que receberam suplementação dietética com suco de maçã produziram menor quantidade de proteína beta-amilóide, que é responsável por formar as “placas senis” comumente encontradas no cérebro de pessoas com a doença de
Alzheimer.
A suplementação com suco de maçã resultou em acuidade mental maior quando os camundongos envelhecidos consumiram o equivalente a 2 ou 3 xícaras de suco, ou seja, aproximadamente de 2 a 4 maçãs por dia.
Acredita-se que este efeito seja devido aos altos níveis de antioxidantes presentes nesta fruta.
A suplementação dietética com suco de maçã associada a uma dieta balanceada pode proteger o cérebro dos efeitos do estresse oxidativo, do envelhecimento natural, segundo Thomas B. Shea, Ph.D., pesquisador e diretor do centro de pesquisa em neurobiologia e neurodegeneração celular da Universidade de Massachusetts.
As maçãs sāo ricas em antioxidades, que neutralizam a acção dos radicais livres, e fibras insolúveis, estas últimas que se encontram na pele.
As maçãs têm ainda uma propriedade saciante, ou seja, matam a fome, e contribuem melhorar a higiene bucal. À medida que são mastigadas suas fibras massageam e previnem o acumúlo de restos de comida nas gengivas.
O vinagre de maçā é conhecido como a “farmácia popular”. Rico em vitaminas, sais minerais e enzimas, tem mais de trinta elementos nutritivos básicos, além de complexos vitamínicos e oligoelementos vitais, como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cloro, sódio, enxofre, cobre, ferro, flúor e silício.
É considerado antioxidante, antiflamatório e antibiótico.
Equilibra o pH do sangue e da pele.
Reduz colesterol, protege o estômago contra intoxicação alimentar
O site FoxNews ensinou 7 dicas para prevençāo do Mal de Alzheimer:
Beba suco de maçã
O suco de maça estimula a produção de um composto químico no cérebro que está associado ao aprendizado, memória, humor e movimento muscular.
Adicione a canela em sua dieta
Uma colher de chá de canela por dia ajuda a bloquear a produção de proteínas no cérebro que contribuem para o aparecimento da doença de Alzheimer.
Beba café
O café age como um anti-inflamatório que pode bloquear o acúmulo de colesterol no cérebro.
Faça amizades
Estudos mostram que uma vida social intensa pode melhorar suas habilidades cognitivas.
Proteja sua visão
Seus olhos são indicadores de como seu cérebro está funcionando. Preservando sua visão você pode reduzir o risco de demência em 63%.
Medite
Meditar reduz sua pressão arterial e o estresse, além de aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Faça alimentaçāo saudável
Dieta rica em verduras, peixe, frutas, nozes e uma taça de vinho tinto por dia pode reduzir o risco de demência pela metade. É cheia de antioxidantes e protege o cérebro.
Detalhes no Universia.