Malária: cientistas criam vacina poderosa contra a doença
Cientistas britânicos desenvolveram uma vacina experimental contra a malária que pode ser capaz de neutralizar todas as cepas da espécie mais mortal do parasita que produz a doença, a P. Falciparum, que causa quase todas as 655 mil mortes pela doença no mundo a cada ano. Os cientistas planejam testar a nova vacina em humanos em dois ou três anos, mas pode levar mais de uma década até que seja completamente desenvolvida. Detalhes aqui.
sal
Alimentos brasileiros terão menos sal até 2014
O ministro da Saúde e a indústria de alimentos assinaram, nesta terça-feira, um acordo para diminuir, gradualmente, o percentual de sódio, o principal componente do sal, nos produtos industrializados.
Até 2014, o pão francês deve ter 10% menos sódio.
Maionese, 33%.
Nos bolos prontos e biscoitos, a redução deve chegar a 56%.
Para batata frita e batata palha, salgadinho de milho e mistura para bolo, os cortes variam de 17% a 60% até 2016.
Detalhes aqui.
aids_logo
Aids: cientistas conseguem acabar com o vírus em um paciente
Pesquisadores americanos ganharam nova esperança na luta pela cura da Aids.
A terapia genetica experimental livrou um homem do virus HIV. Ele é branco, tem 50 anos, e é conhecido apenas pelo apelido de Trenton.
Algumas das células do seu sangue de Trenton foram removidas de seu corpo e tratadas com uma terapia genética desenvolvida pela Sangamo BioSciences.
Um mês depois, como parte do experimento, o paciente parou de tomar os medicamentos antivirais para 12 semanas. Como esperado, inicialmente, a quantidade de H.I.V. em seu sangue subiu. Mas, para surpresa dos médicos, a presença do H.I.V. caiu para um nível indetectável pouco antes do final do período de 12 semanas. A contagem de células imunológicas do paciente também disparou.
Detalhes aqui.
Neste ano a ciência trouxe outros avanços contra a Aids: Uma
nova vacina que aumenta imunidade e enfraquece o HIV, o primeiro teste de sucesso de uma outra vacina, uma nova terapia que consegue controlar bloquear e controlar o HIV, e descobriram que anti-retrovirais impedem a transmissão da doença.
crebro
Alzheimer: choque elétrico estimula cérebro e traz parte da memória de volta
Uma equipe da University of Toronto, no Canadá, está usando uma técnica conhecida como Estimulação Cerebral Profunda para trazer de volta a memória e fazer crescer regiões do cérebro deterioradas por doenças como Mal de Parkinson, Síndrome de Tourette e depressão.
Eles usam eletrodos e dão pequenas cargas de eletricidade, ou choques, perto das regiões afetadas do cérebro, que precisam ser estimuladas.
Em dois pacientes, o processo de deterioração da área do cérebro, associada à memória, foi revertido e a região cerebral voltou a crescer.
As conclusões do estudo foram anunciadas durante uma conferência da Society for Neuroscience em Washington, nos Estados Unidos. Detalhes aqui.
celulas
Fonte da juventude: cientistas conseguem reverter envelhecimento de células
Cientistas franceses conseguiram recuperar a juventude de células de doadores centenários.
Eles reprogramaram-nas até o estágio de células-tronco, e demonstraram assim que o processo de envelhecimento é reversível.
Os cientistas primeiro multiplicaram células da pele (fibroblastos) de um doador de 74 anos para alcançar a senescência, caracterizada pela suspensão da proliferação celular.
A descoberta marca uma nova etapa na direção da medicina regenerativa, para o uso de células reprogramadas para reparar órgãos, ou tecidos, em pacientes idosos, segundo o cientista Jean-Marc Lemaitre, do Instituto de Genômica Funcional (Inserm/CNRS/Université de Montpellier).
Detalhes aqui.
espermatozoide
Infertilidade: cientistas produzem espermatozóide com células-tronco
|
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Kyoto conseguiu transformar células-tronco embrionárias de camundongos em células precursoras de espermatozoides, chamadas de “células germinativas primordiais”.
Depois, elas foram transformadas em espermatozoides saudáveis.
As células foram transplantadas e produziram espermatozoides em camundongos infertéis, que foram então capazes de fecundar um óvulo.
Em seguida, a fecundação gerou filhotes que se tornaram adultos saudáveis.
Detalhes aqui.
careca
Bye, bye careca! Pesquisa com células-tronco faz nascer cabelos em calvos
A novidade sensacional,foi divulgada em um congresso nacional de dermatologia no interior de são Paulo. Está dando certo um tratamento feito com células-tr onco para crescimento dos cabelos em calvos e carecas!! A pesquisa, feita por dermatologistas americanos, retirou células-tronco da raiz dos cabelos dos pacientes. Depois o material foi tratado e reaplicado no próprio paciente calvo ou careca.O resultado: nasceram 13 fios por centímetro quadrado. A quantidade está bem abaixo do normal, que são 500 fios por centímetro quadrado, mas já é uma imensa luz no fim do túnel e o melhor: sem risco de rejeição, como acontece nos implantes tradicionais. Detalhes aqui.
transplante-de-utero-hg
Transplante de útero: esperança para milhões de mulheres
Derya Sert, de 21 anos, é a primeira mulher no mundo a receber um transplante de útero de uma doadora morta.
A cirurgia, feita em agosto por médicos do hospital universitário Akdeniz, no sul da Turquia, pode dar esperanças a milhões de mulheres no mundo que não podem ter filhos.
A mulher que recebeu o órgão nasceu sem útero, como ocorre com cerca de 5.000 mulheres no mundo.
Detalhes aqui.
superpilula
Superpílula, que reduz em 60% risco de derrame e infarto, vai juntar 4 remédios em 1
Pesquisadores do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, terminaram os testes da fase inicial de um estudo que pretende compactar em uma única pílula quatro medicamentos que previnem doenças cardiovasculares – consideradas a principal causa de mortes no Brasil e no mundo. A pesquisa está sendo feita em sete países e, no Brasil, é coordenada pelo Hcor. O estudo constatou que o novo medicamento reduz em 60% o risco de derrame ou infarto. Em quatro meses, começa a fase de testes em 22 hospitais do país.
A polipílula testada deverá prevenir problemas de risco cardiovascular moderado, reduzir a pressão arterial e controlar o colesterol. Ela combina em um único comprimido os compostos da Aspirina (que previne entupimento dos vasos sanguíneos do coração), a Sinvastatina (controlador de colesterol) e de dois medicamentos para controle da pressão arterial: Lisinopril e Hidroclotiazida. Detalhes aqui.