Neuroterapia: exercícios fazem o cérebro rejuvenescer até 15 anos

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Neuroterapia: exercícios fazem o cérebro rejuvenescer até 15 anos
neuroterapia

 

O Fantástico desse domingo trouxe uma reportagem interessate sobre o cérebro, que como tudo no corpo envelhece, mas pode rejuvenescer com alguns exercícios, ginásticas cerebrais aparentemente simples da Neuroterapia.

O método está chegando ao Brasil e veio da Califórnia.

Reproduzo abaixo parte do texto que está no site do programa.

Seguir peixinhos virtuais e descobrir quais foram os dois que engoliram diamantes. Repetir esse jogo melhora a visão periférica, aquela que a gente usa quando dirige. “Os resultados científicos de pessoas que fazem esse tipo de exercício mostram que elas conseguem melhorar a capacidade de dirigir de forma segura”, afirma o neurocientista e professor Rogério Panizzuti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

O jogo faz parte de um método que se chama neuroterapia cognitiva, que Panizzuti trouxe para o Brasil depois de estudar na Califórnia. “A neuroterapia cognitiva pode fazer o cérebro de uma pessoa rejuvenescer. A gente observou em pessoas acima de 65 anos um rejuvenescimento em torno de 10 a 15 anos, então o cérebro de uma pessoa de 65 anos passaria a funcionar como se ela tivesse entre 40 ou 50 anos”, explica.

A chamda ginástica para o cérebro também aumenta a concentração. Em um curso no Rio, na primeira hora de aula, o exercício é com um ábaco, uma das primeiras ferramentas de cálculo da humanidade. Sozinho, o aluno precisa vencer uma apostila com cálculos cada vez mais difíceis. 

“A rotina faz com que o cérebro fique como se fosse estagnado. A pessoa que segue sempre uma rotina não vai ter um avanço. Então, a gente saindo do nosso dia a dia com pequenas mudanças, vai fazendo alguma diferença”, explica a psicóloga Vanessa Azevedo. 

O Fantástico mostrou 10 dicas para turbinar seu cérebro, ou seja, fazer com que ele se exercite, se movimente: 

 

  1. Tome banho com olhos fechados pra sentir no tato o shampoo, o sabonete..
  2. Memorize a lista de compras do supermercado 
  3. Mude objetos de lugar pra evitar rotina
  4. Leia uma palavra e pense em outras 5 que comecem com a mesma letra
  5. Ande de costas e para os lados
  6. Aprenda uma nova palavra do dicionário por dia
  7. Faça tarefas com a mão esquerda, que geralmente você não usa (ou direita no caso dos canhotos)
  8. Tente reconhecer os ingredientes de um prato pedido no restaurante
  9. Faça caminhos diferentes para ir ao trabalho
  10. Coma em outro ambiente da casa