Só Notícia Boa
Comercial

3 novas experiências devolvem visão a cegos: duas usam células tronco

Rinaldo de Oliveira
20 / 02 / 2012 às 00 : 00
katie
katie
Comercial
A medicina promete reverter cegueiras provocadas por doenças genéticas, acidentes e aquelas causadas pelo envelhecimento. 
Três estudos anunciados recentemente trazem opções reais de tratamento contra a cegueira: o olho digital colorido, a correção de mutações genéticas e a regeneração de células da visão.
Dois dos trabalhos recuperaram a visão de pacientes usando células-tronco, como o que fez a ex-modelo Katie Piper, 29 anos. Ela voltou a enxergar após um ataque de ácido sulfúrico sofrido a mando do ex-namorado, em 2008.
A lesão causou perda de células-tronco localizadas no limbus, região onde o olho externo encontra a córnea. A modelo recebeu novas células de um doador no Queen Victoria Hospital, na Inglaterra.
O outro tratamento com células-tronco foi feito na Universidade da Califórnia,  nos EUA.
Tratou a cegueira causada pela degeneração da mácula com células-tronco embrionárias.
Essa degeneração é resultado do envelhecimento ou de doenças genéticas. 
A terceira reversão foi conseguida com terapia gênica. Três pessoas que sofrem de amaurose congênita de Leber, doença que prejudica gravemente a visão, voltaram a enxergar com a inserção, no olho, de um vírus inofensivo.
Ele carrega um DNA capaz de corrigir o defeito no gene RPE65, responsável pela enfermidade.
“Falta apenas uma fase de estudo para que o método seja usado em larga escala.” disse Jean Bennett, da Universidade da Pensilvânia e coordenadora do trabalho, à revista Isto É dessa semana.
Já o artista visual inglês Neil Harbisson, que sofre de acromatopsia – ele só enxerga em tons de cinza – inventou o eyeborg.
O aparelho registra as imagens, capta a frequência de onda de cada cor e a transforma em som. Isso faz com que a pessoa possa interpretar as cores por meio ondas sonoras”.
Detalhes na Isto É.

 

 

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial