Cego consegue dirigir carro com o novo Google driverless car

Por Gerson Belchior
No vídeo abaixo, Steve que perdeu 95% da visão, dirige um veículo.
Ele fez parte de uma série de testes que a Google vem fazendo com seu novo sistema de direção de veículos sem a necessidade de motorista.
É o “Google Drivelerss Car”.
Como?
O projeto é liderado pelo engenheiro do Google Sebastian Thrun, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial Stanford. Ele é co-inventor do Google Street View e utiliza informações essa mesma plataforma em um software de inteligência artificial que combina as informações de câmeras de vídeo no interior do carro, um sensor na parte superior, sensores de radar na dianteira e mais uma série de sensores ligados as rodas traseiras, que ajudam a localizar a posição do veículo no mapa. Desde 2010, o Google tem testado vários veículos equipados com o sistema, dirigindo 1.609 km, sem qualquer intervenção humana, além de 225.308 km com intervenção humana ocasional.
Benefícios
Além de permitir a condução de veículos por deficientes físicos, a Google antecipa que seu sistema de condução automático pode ajudar a reduzir o número de lesões e mortes relacionadas a acidentes de trânsito. O sistema também gerencia o combustível e o espaço nas estradas com maior eficiência que um condutor humano.
Comercialização
Praticamente é apenas uma questão legal o sistema começar a ser comercializado, segundo um advogado do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, a “A tecnologia está à frente da lei em muitas áreas”, citando leis estaduais americanas de que ”Todos os veículos devem ter um ser humano dirigindo”. Agora dois projetos de lei fizeram de Nevada o primeiro estado onde os veículos sem condutor podem ser legalmente operados em vias públicas, é o começo.
Detalhes no Wikipedia.
Assista o vídeo: