Brasília 52 anos de beleza, riqueza e corrupção. Culpa de quem eleitor?

Por Rinaldo de Oliveira
Com a belíssima foto postada no Facebook, do autor desconhecido que flagrou o lindo céu de Brasília durante o campeonato de balonismo 2012, este site inicia sua homenagem à capital federal, muitas vezes injustiçada.
Por um lado a cidade que brotou do meio do cerrado, contra a vontade de muitos e virou o centro do poder do Brasil é amada: pelo verde, arquitetura moderna, e pelo lindo pôr do sol.
Por outro, alguns chamam Brasília de “ilha da fantasia”, uma comparação provocativa aos índices positivos do Distrito Federal
– o DF tem a maior média salarial do Brasil: R$ 2.245 em 2009, contra R$ 1.116 da média nacional.
– aqui 3,4 por cento são analfabetos,contra 9,7% da média nacional.
– 53,6% dos brasilienses têm acesso a internet em casa. A taxa é de 28,14% na média do país.
– Os maiores de 60 anos em Brasília podem viver mais 22 anos, enquanto a projeção brasileira é de 21,3 anos.
Isso sem falar no orçamento do Distrito Federal para 2012: R$ 28,5 bi.
O valor é:
– quase 5 vezes o orçamento do Piaui, que é de R$ 6,7 bi.
– 4 vezes o de Alagoas, de R$ 6,6 bi,
– 2 vezes o do Maranhão que é de R$ 11,7 bi,
– R$ 10 bi a mais do que o orçamento do Estado Ceará que não passou de R$ 18 bi este ano
– e está praticamente empatado com o da Bahia que chegou a R$ 29,4 bi em 2012.
A comparação é inevitável, afinal, a Bahia sozinha é quase 10 vezes mais antiga, tem 10 vezes mais território que Brasilia e 5 vezes mais habitantes.
O estado que abrigou a promeira capital do Brasil tem 564 mil km2 e 14 milhóes de habitantes, e o DF tem 5,8 mil km2 e 2,5 milhóes de habitantes.
O problema é que, apesar de ser menor, receber mais dinheiro e ter menos habitantes, Brasília vive um caos principalmente na saúde pública, no transporte coletivo.
Para onde estaria indo tanto dinheiro? Essa é uma boa pergunta, talvez para a policia responder.
Temos e tivemos políticos corrptos aqui? Caro, os jornais não mentem. E todos merecem ir pra cadeia e devolver o que roubaram.
Mas chamar Brasília de capital da corrupção, como dizem alguns, é uma ofensa que não pode ser generalizada.
As mesmas pessoas que xingam a cidade sãos as mandam pra cá, pelo voto, políticos corruptos, gananciosos e com ligações temerárias.
É importante esclarecer de uma vez por todas que:
– na Câmara, dos 513 deputados federais apenas 8 são do DF, portanto, menos de 2%. Os 505 restantes, ou seja, 98%, foram os eleitores de outros estados que nos enviaram.
– no Senado a mesma coisa: apenas 3 dos 81 senadores são daqui, ou seja, menos de 5%. Os outros 95% restanes, 79 senadores, eleitores de outros estados mandaram para Brasília.
Quem sabe nas próximas eleições todo mundo vote melhor envie para a capital gente mais honesta e comprometida com o Brasil.
Torcemos por isso!

Lua de Morango será vista no Brasil bem no dia do jogo da Seleção contra o Japão
Abandono escolar cai no Brasil e reprovação tem maior queda dos últimos anos; veja motivo
Mãe comemora medalha de matemática do filho após caminhar 3 km por dia ir à escola; vídeo
Brasil e 16 países mandam ajuda para a Venezuela, após o duplo terremoto mais forte da história
Ônibus exclusivos para mulheres, com motoristas femininas, deu certo em Maceió: pioneira
Irmãs mais velhas do mundo são brasileiras, somam 316 anos e recebem título
Passageira adota cachorrinha que se equilibrava em tronco de madeira no rio Amazonas; vídeo
Agricultor idoso doa alimentos todo dia para deixar “pessoas mais felizes”em SC
Calouros 60+ comemoram com farinha aprovação no vestibular da UnB; vídeo
Brasil pega o Japão no mata-mata da Copa: veja quem são os melhores jogadores
Veja o alerta sísmico no celular que salvou milhares de vidas no terremoto na Venezuela