Ekóhouse: casa sustentável brasileira concorre à prêmio na Europa

ekohouse
Comercial
Uma casa inspirada na tradição dos índios tupi-guarani está competindo na Solar Decathlon Europe 2012.
A Ekóhouse, que na língua indígena significa maneira de viver, é um projeto de casa sustentável e vai competir com equipes de vários países em setembro, em Madri, Espanha.
Toda a energia utilizada para o funcionamento da casa é obtivda através de painéis fotovoltaicos, que transformam a luz solar em energia elétrica.
Outra característica é o gerenciamento de resíduos, como o mobiliário de cozinha, planejado pra maximizar a separação do lixo e um vaso sanitário segregador, que dispensa o uso de água e facilita o tratamento dos resíduos.
A casa também prevê a reutilização da água usada no chuveiro, lavatório e máquina de lavar roupas, que são tratados para regar os jardins.
O design é voltado para valorizar o modo de vida brasileiro, misturando materiais industrializados com outros mais rústicos.
Confira mais sobre o projeto no site oficial do projeto EkóHouse.
A equipe brasileira no Solar Decathlon é coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo, com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Santa Catarina.
Informações da Superinteressante.