Inverno: veja os produtos naturais que fortalecem o seu corpo no frio

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Inverno: veja os produtos naturais que fortalecem o seu corpo no frio
Mel - Foto: Pixabay

As baixas temperaturas do inverno estressam o sistema imunológico e normalmente dão menos vontade de comer frutas, verduras e legumes. Outro problema: o homem procura ficar em locais fechados e com pouca ventilação pra se aquecer, e fica mais suscetível a gripes, viroses e infecções.

Para isso, são bons aliados da saúde produtos apícolas como:

  • mel
  • pólen
  • própolis
  • e geleia real

A Geleia Real pode ser encontrada in natura e em cápsulas.

É produzida pelo organismo da abelha, uma secreção rica em proteínas, gorduras boas, além de ter ação anti-inflamatória, vitaminas e minerais antioxidantes.

Ela é usada como complemento alimentar e recomendada para manter a saúde, melhorar o funcionamento do organismo, diminuir o cansaço físico e mental, melhorar o apetite, fortalecer o sistema imunológico, combater as infecções de vírus e bactérias e reduzir os níveis de colesterol e triglicérides”, afirma Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde.

O pólen é um pequeno grão rico em proteínas que ajudam na formação de anticorpos, e fortalecem o sistema imunológico.

É também fonte de aminoácidos essenciais , que auxiliam na reparação do tecido muscular, tem nutrientes antioxidantes, como as vitaminas A, C e E – que combatem o envelhecimento – e do complexo B, que atuam em reações químicas, que fornecem energia para o organismo.

Por isso, é um alimento capaz de combater a fadiga e o cansaço físico.

Contém cálcio, magnésio e fósforo, minerais fundamentais para a saúde dos ossos e dentes. “É um alimento versátil, que pode ser consumido puro ou adicionado em diversos alimentos, como sucos, iogurtes, vitaminas, frutas, saladas, no preparo de pães, bolos e cookies”, diz Thaís.

O mel, saboroso alimento produzido pelas abelhas, tem ação bactericida e antisséptica.

É um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias que agem como antibióticos naturais.

Não deve ser fervido para que não perca suas propriedades. Pode ser consumido puro, em sucos, vitaminas e frutas, entre outros.

Própolis: feito a partir de uma resina retirada pelas abelhas de algumas plantas, é rico em flavonóides de ação antioxidantes, que auxiliam no combate às doenças que atacam o organismo humano.

Atua como “Antibiótico Natural”, eficaz em casos de inflamação e infecção na garganta, além de ajudar no combate a tosses.

Com informações do Ciclo Vivo